Tempo
|
A+ / A-

Ministra da Defesa defende ser preciso "proteger diariamente os ganhos da Restauração"

01 dez, 2022 - 14:53 • Lusa

Helena Carreiras discursou esta quinat-feira na cerimónia de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que assinalou hoje o 1.º Dezembro, em Lisboa, na qual estiveram presentes, entre outros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. .

A+ / A-

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, considerou hoje que, perante as ameaças internacionais, deve ser valorizada a independência nacional económica, social, política e cultural, afirmando ser preciso proteger "diariamente os ganhos da Restauração".

Helena Carreiras discursou hoje na cerimónia de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que assinalou hoje o 1.º Dezembro, em Lisboa, na qual estiveram presentes, entre outros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. .

Em "382 anos volvidos sobre aquele 1.º de Dezembro, Portugal enfrenta hoje um conjunto diferente de desafios. Muito embora a sua independência não se encontre diretamente ameaçada, continua a ser necessário proteger diariamente os ganhos da Restauração", afirmou.

Para a ministra, isso passa por preservar e cuidar do território "em todos os domínios". .

"Mas a conceção do que é a independência de um país extravasa os meros limites da dimensão militar e material. Abarca o nosso modo de viver e de estar em comunidade, ancorados por valores e princípios que nos norteiam e que nos proporcionam garantias de estabilidade e paz", alertou.

Segundo Helena Carreiras, estes valores e princípios "têm sido postos em causa por agressões aos pilares da comunidade internacional" em que Portugal se insere.

"É perante essas ameaças que devemos saber valorizar sempre a independência nacional, em todas as esferas: económica, social, política e cultural", disse.

Esta independência, para a ministra, "encontra o seu sentido não no fechamento, mas na abertura ao outro, não no isolamento, mas na cooperação".

"Uma independência que se fortalece na afirmação dos valores da democracia, do Estado de Direito e dos direitos humanos, na valorização da diversidade e do pluralismo", acrescentou.

Afirmando que os "portugueses reafirmaram, a 01 de dezembro de 1640, que queriam ser independentes", Helena Carreiras afirmou que "as consequências dessa afirmação encontram expressão no dia-a-dia" e encorajam a "recordar como a liberdade de muitos pode ser defendida por poucos, e como a integridade de um país encontra força no contributo de todos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • o nada
    02 dez, 2022 absoluto 08:42
    Então preocupe-se mais com as carências de material militar, o descontentamento reinante nas fileiras, a reparação do material encostado, a penúria de efetivos, e menos com tiradas de retórica e colóquios sobre a ideologia de género.

Destaques V+