Tempo
|
A+ / A-

Revisão constitucional. Chega acusa PS e PSD de “taticismo político”

29 nov, 2022 - 13:45 • Manuela Pires

O processo de revisão constitucional foi aberto por iniciativa do Chega que apresentou um projeto no início de outubro.

A+ / A-

O presidente do Chega, André Ventura, criticou esta terça-feira os projetos de revisão constitucional do PS e do PSD, dizendo que os dois partidos só decidiram “entrar em campo por taticismo político”.

Ventura diz que o Partido Socialista no início não queria a revisão, mas veio a jogo apenas para desviar atenções das polémicas que têm abalado o governo.

“O PS, porque foi a melhor forma de desviar a atenção dos casos e escândalos de corrupção e incompatibilidades que estão a afetar o Governo”, acusou André Ventura.

Numa reunião dos deputados, alargada a alguns militantes do partido, que se realizou na Assembleia da República, André Ventura criticou ainda o PSD que só apresentou projeto próprio “para tentar liderar a direita”.

“O PSD só veio para este debate para tentar liderar o bloco à direita, porque percebeu que ia ficar entalado entre o PS e o CHEGA”, referiu Ventura, que considera que as propostas social-democratas não mudam “quase nada na lei fundamental”, concluindo que o projeto é populista e de pura “maquilhagem política”.

André Ventura critica ainda, no projeto social-democrata, a redução do número de deputados e o mandato único de sete anos do Presidente da República.

"Esta é que ninguém se lembraria, não lembra ao careca, mas Luís Montenegro lembrou-se desta (...) Significaria que o Presidente, após eleito, passava a ser completamente irresponsável porque não se ia submeter novamente a sufrágio", referiu André Ventura.

Aos deputados, o líder do Chega avisou que o partido “não é responsável pelas alterações que o PS e PSD venham a fazer”, e que não aceita “restrições no confinamento por questões de saúde pública sem uma decisão judicial”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+