Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS acusa PSD de querer "reescrever história" do Banif

23 nov, 2022 - 18:34 • Susana Madureira Martins , Rosário Silva

Acusações de Eurico Brilhante Dias, depois de o líder parlamentar do PSD ter colocado 12 perguntas ao primeiro-ministro sobre as alegadas interferências no processo de afastamento de Isabel dos Santos do Eurobic e sobre o caso Banif.

A+ / A-

O líder do grupo parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, acusa o PSD de promover “uma nova frente de combate” contra o PS.

É desta forma que o líder parlamentar do PS responde ao desafio de Joaquim Miranda Sarmento, da bancada social-democrata, para que o primeiro-ministro responda a 12 perguntas sobre as alegadas interferências no processo de afastamento de Isabel dos Santos do Eurobic e sobre o caso Banif.

Uma troca de galhardetes entre líderes parlamentares, nesta quarta-feira, com Brilhante Dias a acusar o PSD de querer “reescrever a história”, deixando implícita a tese de que está de volta mais uma uma cabala contra o PS.

“Há uma vontade clara, não apenas de reescrever a história, para ver se os portugueses já se esqueceram daquilo que aconteceu, mas há uma nova frente de combate contra o PS e contra este Governo”, referiu.

Brilhante Dias considera que “estão a ser usados todos os instrumentos”, com a única finalidade de “salvar algumas personagens que no passado recente, através dos seus atos, mas também das suas omissões, muito prejudicaram o país”, particularmente “durante o Governo entre 2011 e 2015, liderado pelo doutor Pedro Passos Coelho”.

Nesta permuta de acusações, o líder parlamentar socialista acusa ainda o PSD de criar mais um “casinho”, em pleno debate do Orçamento do Estado na especialidade.

“Parece-me evidente que se há tema que o PPD/PSD não quer discutir é o Banif. Isto é apenas, como disse, uma cortina de fumo para tapar a ausência de alternativa que temos visto no Orçamento do Estado e, em bom rigor, para baralhar e para criar mais um caso ou um “casinho” para não discutir o essencial que é o combate à inflação, o combate à circunstância económica e social que vivemos, o essencial que é a vida dos portugueses”, argumentou.

Para o presidente da bancada socialista, os sociais-democratas procuram “reescrever a história”, com o objetivo de “recuperar uma narrativa que não conseguiram defender na comissão de inquérito, a qual não suportam com nenhuma prova e que apenas serve para recuperar algumas personalidades que se vêm juntando nas últimas semanas num combate ao Governo PS”.

Eurico Brilhante Dias diz que cabe ao primeiro-ministro, António Costa, dizer se está ou não disponível para responder às 12 perguntas feitas PSD, sendo que o tema Banif, “não é assunto” que este partido “queira reabrir”, numa alusão ao relatório que foi produzido na comissão de inquérito de há seis anos, documento de que o atual líder parlamentar do PS foi o relator.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+