Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS

Governo admite soluções temporárias para resolver problemas nas urgências

23 nov, 2022 - 11:17 • Tomás Anjinho Chagas , Olímpia Mairos

Como soluções a longo prazo são apontadas as unidades de saúde famíliar.

A+ / A-

O Governo admite soluções transitórias e temporárias para aliviar os tempos de espera nas urgências dos hospitais públicos.

Questionado esta manhã no Parlamento, o secretário de Estado da Saúde apontou para as unidades de saúde familiar como soluções a longo prazo. Já no curto prazo, Ricardo Mestre admitiu respostas imediatas embora não tenha explicado quais.

“Continuaremos a criar Unidades de Saúde Familiar modelo A, Unidades de Saúde Familiar modelo B, e é por isso que, estamos a investir naquilo que é a especialização e formação dos novos médicos”, disse.

O governante acrescentou ainda que vão “continuar a encontrar soluções locais, transitórias, pontuais, dedicadas àquilo que é a resolução de problemas concretos que ainda existem no nosso país”.

O secretário de Estado da Saúde falava na Assembleia da República onde está a ser discutido o Orçamento do Estado.

Os tempos de espera para doentes urgentes atingiram esta terça-feira uma média de 14 horas no serviço de urgência do Hospital Santa Maria, em Lisboa. No Amadora-Sintra foi ultrapassada “em larga medida” a capacidade de internamento nas urgências.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu, esta terça-feira, um plano ao Governo com medidas para fazer face aos problemas nas urgências.

“Este cenário de grande afluência não é nada que seja de admirar. O que é de admirar é que, sabendo isso, e que há cerca de 1.5 milhões de portugueses sem médicos de família, o Governo ainda não tenha tomado medidas”, disse, à Renascença, Jorge Roque da Cunha.

O sindicalista deixou o aviso que muitas pessoas que recorrem ao serviço das urgências “em situações já de grande gravidade”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+