Tempo
|
A+ / A-

Medina investigado por equipa especial da Polícia Judiciária

11 nov, 2022 - 07:26 • Olímpia Mairos

Em causa estão contratos assinados entre 2014 e 2018 pela sociedade de advogados Linklaters, fundada em Portugal por Pedro Siza Vieira, e a Câmara de Lisboa.

A+ / A-

A Polícia Judiciária constituiu uma equipa especial para investigar o ministro das Finanças, Fernando Medina.

O Correio da Manhã (CM) escreve, esta sexta-feira, que a equipa terá sido constituída a pedido do Ministério Publico, após notícia daquele jornal, há três semanas, que dava conta de que Fernando Medina, enquanto presidente da autarquia de Lisboa, estava sob investigação por ajustes diretos à sociedade de advogados de Pedro Siza Vieira, ex ministro socialista.

A investigação visa ainda o atual ministro do ambiente, Duarte Cordeiro e a ex-ministra da Cultura, Graça Fonseca, enquanto vereadores da Câmara de Lisboa.

Segundo escreve hoje o Correio da Manhã, o processo estava parado desde que a Polícia Judiciária tinha pedido para aceder aos servidores de email da câmara e ao computador do próprio Medina, quando este era presidente da autarquia da capital.

Entretanto, o Ministério Público terá pedido várias inquirições. Já terão sido ouvidas 11 testemunhas e estarão agendadas mais 15 diligências.

Em causa estão contratos assinados entre 2014 e 2018 pela sociedade de advogados Linklaters, fundada em Portugal por Pedro Siza Vieira, e a Câmara Municipal de Lisboa. A Linklaters, que Siza Vieira fundou em 2006 e onde se manteve até entrar no Governo de António Costa, terá ganhado mais de 800 mil euros em serviços jurídicos, direta ou indiretamente do município.

De acordo com o CM, mais de meio milhão de euros estão agora sob investigação do Ministério Público, sendo que a maioria dos contratos diz respeito aos litígios do Parque Mayer e da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    11 nov, 2022 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 18:34
    Os quadrilheiros do MP e da PJ ainda se queixam de falta de meios até brincam às equipas especiais....
  • ze
    11 nov, 2022 aldeia 09:00
    Os governos do ps estão repletos de casos destes!........

Destaques V+