Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2023

Habitação. PS propõe medida para "limitar tentação de rescisões contratuais"

11 nov, 2022 - 14:28 • Susana Madureira Martins , com redação

Grupo parlamentar socialista apresentou quase 50 proposta para o Orçamento do Estado.

A+ / A-

O PS defende uma medida para tentar travar a inflação das novas rendas e um aumento da taxa de IMI em zonas de pressão urbanística, para responder à escassez de oferta. Estas são duas das quase 50 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 que os socialistas apresentaram esta sexta-feira.

Outra das propostas é relativa ao crédito à habitação, com a deputada Jamila Madeira a anunciar a proposta de isenção do imposto de selo na reestruturação dos créditos.

Os socialistas apresentam ainda uma limitação do benefício fiscal de IRS para os senhorios na renegociação de contratos e mesmo dos novos contratos de arrendamento, explica o deputado Miguel Cabrita.

“Vamos apresentar uma proposta para limitação de benefício fiscal para os senhorios, quando mesmo em novos contratos as novas rendas sejam mais do que 2% superiores às rendas que estavam em vigor anteriormente, para limitar a tentação de haver rescisões contratuais e novos contratos feitos ao lado daquele que era o contrato anterior.”

Miguel Cabrita adiantou que, em relação aos centros históricos, vai ser apresentada uma proposta “no sentido de as câmaras municipais poderem elas próprias fazer classificação de imóveis de interesse local para poderem beneficiar de isenções de IMI”.

Face às propostas de alteração ao Orçamento do Estado dos partidos da oposição, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, diz-se aberto a dar luz verde a algumas delas, ficando de fora as do Chega.

“Nós estamos muito disponíveis e abertos para estudar as propostas dos outros partidos”, garante Eurico Brilhante Dias.

O prazo de entrega de propostas de alteração ao Orçamento do Estado termina esta sexta-feira, às 18h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não se vende!
    11 nov, 2022 Portugal 16:04
    A habitação é o principal problema de Portugal e dos portugueses. Os salários não conseguem pagar os preços que aqui se praticam. Mas o problema de milhões é o lucro de alguns. Lucro milionário. E há quem se esfalfe só para ter um "buraco" onde dormir. Sem habitação não há famílias, não há filhos, não há dignidade, não há vida estruturada, E não é possível desenvolvimento humano. Não há país. Isto só se resolve com intervenção política corajosa. Só vejo o oposto. E vejo medidas políticas para nos vender como "apetitosos para os estrangeiros". Tristeza
  • Habitação
    11 nov, 2022 Portugueses Gentrificados 15:27
    Não é com medidinhas que se resolve a catástrofe que é os preços da habitação em Portugal. É com coragem. Coragem e independência. E pôr limites para que não seja a lei da "selva". Moralizar o que precisa. Proteger um bem essencial dos apetites insaciáveis. E não inventar mecanismos que permitam a manutenção dos preços astronómicos. O mercado deve ser nacional, e sem distorções. Há coragem? Há independência? Há vontade?

Destaques V+