Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Miguel Alves devia abandonar o Governo, diz Frente Cívica

07 nov, 2022 - 10:05 • João Cunha , Olímpia Mairos

A situação que envolve o secretário de Estado Adjunto de António Costa “é inexplicável”, diz Paulo Morais, considerando que todo o Governo fica mal na fotografia.

A+ / A-

Sucedem-se as reações ao caso que envolve o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

Enquanto autarca em Caminha, Miguel Alves terá adiantado 300 mil euros para a construção de um centro de exposições que não saiu do papel.

Depois de vários dias em silêncio, o secretário de Estado, em entrevista ao JN, mostrou-se seguro da legalidade do processo e disse que não se pronunciou antes sobre a polémica porque optou por dirigir as primeiras explicações à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Nesta entrevista, o governante disse ainda que “este caso existe” porque é secretário de Estado de António Costa, porque “há um certo preconceito relativamente a quem está em funções fora daquela corte natural” e também porque e existe “um certo preconceito com Caminha”.

À Renascença, Paulo Morais, membro da Frente Cívica considera que o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves, devia abandonar o Governo.

“O secretario de Estado Miguel Alves, com as explicações patéticas que deu na entrevista que concedeu, apenas se enterrou mais do que estava enterrado”, atira Paulo Morais.

O membro da Frente Cívica entende que situação que envolve Miguel Alves “é inexplicável”.

“É anedótico. Vir alegar que é pelo facto de ser em Caminha que está a ser criticado por ter pago um equipamento que não existe. É mais do que absurdo”, diz Paulo Morais, sublinhando que “qualquer criança da quarta classe percebe que isto não tem pés sem cabeça”.

Mas para a Frente Cívica, não é só o secretário de Estado que fica mal na fotografia.

“É todo o Governo e o primeiro-ministro, que aparentemente tem a seu lado alguém que nem consegue explicar de forma minimamente decente o que anda a fazer. Ainda que isto não acontecesse, a forma displicente como o secretário de Estado trata a coisa pública e da forma como parece estar a gozar com os portugueses devia ir-se embora para bem longe”, defende.

Também Alexandra Leitão, antiga secretária de Estado da Educação e ex-ministra da Modernização Administrativa nos governos de António Costa, considera incompreensível que o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro ainda esteja no Governo.

A antiga governante e atual deputada comentou na última noite o caso que está a ser investigado pelo Ministério Público e que envolve Miguel Alves. Enquanto autarca em Caminha, o agora secretário de Estado terá adiantado 300 mil euros para a construção de um centro de exposições que não saiu do papel.

No espaço de opinião que partilha com António Lobo Xavier e Pacheco Pereira, na CNN Portugal, Alexandra Leitão defendeu que este caso - se se confirmar que Miguel Alves foi constituído arguido, deveria levar à saída do secretário de Estado do Executivo, lembrando que foi esse o critério seguido por António Costa noutras circunstâncias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+