Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo secretário-geral do PCP

Quem é Paulo Raimundo, o padeiro que é o novo líder comunista

05 nov, 2022 - 22:36 • Tomás Anjinho Chagas , Susana Madureira Martins

Contra todas as previsões, o Comité Central escolheu um novo secretário-geral desconhecido do público em geral. Quem é o homem que vai ocupar a cadeira que foi de Jerónimo de Sousa durante 18 anos?

A+ / A-

Não são muitos os detalhes que se conhecem da vida do novo secretário-geral do PCP. Uma figura desconhecida para o público em geral, cuja escolha surpreendeu a maioria e traiu as previsões. A escassa informação que é conhecida neste momento, na sua maioria, é dada através de uma nota biográfica que o próprio partido decidiu enviar às redações,

Paulo Raimundo tem 46 anos, é casado e tem três filhos.É nascido em Cascais, os pais trabalharam (e viveram) no clube Estoril Praia. Os pais são alentejanos, mas quando chegou aos três anos, fixou-se em Setúbal- terra que o viu crescer.

Numa infância que ficou marcada pela "vivência de rua e junto ao Rio Sado", Paulo Raimundo esteve sempre perto da mãe. Enquanto filho, chegou a acompanhá-la na apanha do marisco.

O primeiro contacto com a política é feito quando entra para o ensino secundário, altura em que integra a Associação de Estudantes. É por essa altura que entra para a o partido. Aos 15 anos adere à Juventude Comunista Portuguesa, passado quatro anos entra para o quadro de funcionários da JCP. Ao mesmo tempo vai estudando e trabalhando.

Segundo o comunicado do PCP, Paulo Raimundo "trabalhou em carpintaria, foi padeiro e animador cultural na Associação Cristã da Mocidade (ACM) na Bela Vista".

Torna-se membro do PCP aos 18 anos, e dez anos depois fixa-se como funcionário do partido, em 2004, ano em que Jerónimo de Sousa se torna secretário-geral dos comunistas.

O lugar de destaque chega quando Paulo Raimundo tem apenas 20 anos, quando no XV Congresso do PCP é eleito membro do Comité Central, órgão mais importante do partido. No Congresso seguinte reforçou a sua importância ao ser eleito para a Comissão Política do Comité Central, em 2000.

Durante a pandemia, em 2020, o novo secretário-geral do PCP foi eleito para a Comissão Política e para o Secretariado do Comité Central. Entrou assim para as duas cúpulas de poder no partido. Só há cinco pessoas nestas circunstâncias: Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes, Jorge Cordeiro, José Capucho, e ele, Paulo Raimundo.

Não é, portanto, um novo quadro. Integra os órgãos de direção desde os tempos em que Carlos Carvalhas liderava o PCP.

No comunicado enviado pelo PCP, o partido destaca as "qualidades humanas próprias a uma experiência densa e diversificada", bem como o "trabalho político em múltiplas áreas de organização e intervenção com responsabilidades pelo trabalho da juventude e da JCP".

Os comunistas consideram que Paulo Raimundo tem "um percurso de vida dedicado à defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo português".

O que disse no último Congresso?

Numa das linhas mais duras do PCP, Paulo Raimundo fez um discurso virado para a luta de classes no último Congresso do PCP, em Loures, em plena pandemia.

"O Capitalismo com a sua natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora enfrentando a sua crise estrutural, procura apropriar-se dos progressos da ciência e da técnica, aumentar a exploração, concentrar a riqueza e, tudo faz para a pretexto da epidemia atacar direitos ao mesmo tempo que dinamiza uma brutal ofensiva ideológica", disparava então Paulo Raimundo.

As palavras confirmam a ala marcadamente ideológica a que o novo líder do PCP pertence: "Os novos e velhos problemas que os trabalhadores enfrentam não resultam influência dos comunistas no Movimento Sindical Unitário, são, isso sim, fruto da exploração capitalista e das opções da política de direita dos sucessivos governos do PS, PSD e CDS", dizia em 2020, numa altura de tensão social em que os movimentos inorgânicos começaram a roubar espaço aos sindicatos tradicionais.

Paulo Raimundo tem um discurso classista e muito focado na ação sindical, e nesse congresso em Loures, afirmava que "ao contrário do que pretende o inimigo, os trabalhadores contam com os comunistas para o reforço da sindicalização e da organização sindical, para o desenvolvimento da luta reivindicativa".

O novo líder comunista, o primeiro nascido depois da Revolução de 1974, desafiava várias vezes e fazia questão de colocar uma barreira entre "o eles, e o nós".

"Queriam e querem que ficássemos parados, enquanto nos roubam os salários e os direitos", constatava em Loures.

Na altura, prometia um combate constante e consistente: "Estamos e estaremos na luta, que é de resistência, avanços e recuos, uma luta para a qual o movimento sindical unitário terá nos comunistas que nele participam, aqueles que estarão sempre na primeira linha do combate."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+