Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comité Central do PCP

Jerónimo não vai continuar como deputado e fala de um Governo "surdo"

06 nov, 2022 - 11:02 • Redação

Sai do PCP aos 75 anos e após quase 18 anos no cargo. "Foi por iniciativa própria" que decidiu abandonar a liderança do partido."

A+ / A-

Jerónimo de Sousa discursou, este domingo, perante o Comité Central do PCP após ter anunciado a saída da liderança do partido, sendo substituído por Paulo Raimundo no cargo de secretário-geral. Na sua intervenção deixou forte críticas o Executivo e assumiu que vai deixar o Parlamento.

Falou de um Governo “cada vez mais inclinado à direita”, cujas políticas podem “empurrar rapidamente o país para recessão”.

Para o líder, o Governo apresenta uma “total inércia” e “surdez” perante a difícil situação do país.

Segundo Jerónimo, a proposta de Orçamento do Estado não dá resposta aos problemas dos trabalhadores, pequenos empresários ou serviços públicos, assim como aos pensionistas, que sofrem uma “burla”.

“O Orçamento agrava a injustiça fiscal.”

Abandona lugar de deputado

O histórico comunista, de 75 anos, que liderou os órgãos dirigentes do partido durante 18 anos, anunciou sábado que deixa o cargo por questões de saúde, devendo continuar no Comité Central.

"Gostaria aqui de reafirmar de viva voz que como seguimento de uma avaliação própria, resultante de uma reflexão sobre as minhas condições de saúde e as exigências correspondentes às responsabilidades que tenho vindo a assumir como secretário-geral do PCP, coloquei a minha substituição nestas funções", sustentou Jerónimo de Sousa, que falava em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, este domingo.

"Foi por iniciativa própria" que decidiu abandonar a liderança do partido.

Questionado pelos jornalistas assume que vai abandonar o Parlamento. "Não, não vou continuar como deputado. Naturalmente, há aqui uma alteração qualitativa das minhas capacidades. Tendo em conta a dimensão da nossa bancada... Não se compadece com ausências momentâneas", sustentou.

Quem se segue?

O antigo deputado e jovem dirigente comunista Duarte Alves é o nome seguinte na lista de candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Lisboa, por onde Jerónimo de Sousa foi eleito.

Sem referir o nome de Duarte Alves, o líder cessante referiu: "Posso afirmar que estamos em condições de avançar com uma solução dinâmica."

Iniciada e concluída a "devida auscultação", continuou o secretário-geral comunista cessante, Paulo Raimundo foi o nome escolhido dentro da direção comunista para o substituir: "É um camarada de uma geração mais jovem, com um percurso de vida marcado por uma experiência diversificada, com capacidade, inserção no coletivo, preparado para uma responsabilidade que associa a dimensão pública com a ligação, contacto e identificação com os trabalhos e as massas populares, com o trabalho do partido, as suas organizações e militantes."

Em setembro, Jerónimo de Sousa dizia à Renascença e ao jornal "Público" que "todos estamos de acordo: um dia será [substituído]. Não somos eternos. Naturalmente eu tenho a consciência de que a vida, a questão da saúde, pode ser um fator subjetivo, mas não é".

O secretário-geral cessante tinha mandato até 2024 e vai ser substituído por um dos poucos dirigentes que faz parte dos órgãos mais restritos do partido - a Comissão Política e o Secretariado. Paulo Raimundo é uma figura proeminente para as bases comunistas, mas desconhecida na esfera mediática.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+