Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cotrim Figueiredo diz que Jerónimo de Sousa foi sempre "muito cordial"

06 nov, 2022 - 12:37 • Lusa

"Não é um partido democrático e não gostaria de comentar a sucessão de Jerónimo de Sousa sem deixar isso claro."

A+ / A-

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, evitou comentar a saída de Jerónimo de Sousa da liderança do PCP, optando por realçar que o histórico dirigente comunista "foi sempre muito cordial".

Em declarações aos jornalistas, em Coimbra, o líder demissionário da IL disse que "não gosta de comentar" a vida interna de outros partidos, para justificar a recusa parcial em reagir à substituição de Jerónimo de Sousa por Paulo Raimundo, no cargo de secretário-geral do PCP, que o antigo operário metalúrgico exercia há 18 anos.

Ainda assim, João Cotrim Figueiredo enfatizou algumas diferenças ideológicas entre a IL e o PCP, alegando que o mais antigo partido português "continua a apoiar ditaduras", 101 anos depois da sua fundação, em 1921, e em geral regimes "que violam os direitos humanos".

"Não é um partido democrático e não gostaria de comentar a sucessão de Jerónimo de Sousa sem deixar isso claro", concluiu.

No sábado, o Comité Central (CC) do PCP indicou o nome de Paulo Raimundo para substituir Jerónimo de Sousa, mas a proposta para novo líder será votada, no dia 12, em reunião da direção do CC, após conclusão dos trabalhos do primeiro dia da Conferência Nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+