Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Presidente da República recebeu Olena Zelenska no Palácio de Belém

03 nov, 2022 - 21:16 • Lusa

Primeira-dama da Ucrânia chegou a Lisboa na terça-feira e participou na abertura da Web Summit. Perante um pavilhão cheio, Olena Zelenska acusou o regime russo de Vladimir Putin de estar a utilizar a tecnologia “ao serviço do terror”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje em audiência no Palácio de Belém a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, que está em visita a Portugal desde terça-feira.

Olena Zelenska chegou às 20h41 ao Palácio de Belém, que hoje tinha o dispositivo de segurança reforçado relativamente ao que é habitual.

Depois de registados os sorrisos e algum nervosismo pelos fotojornalistas e repórteres de imagem, Marcelo Rebelo de Sousa encaminhou a primeira-dama ucraniana para a assinatura do livro de honra, que não estava previsto pelo protocolo.

O livro de honra chegou entretanto à sala, Olena Zelenska assinou-o e foi acompanhada pelo Presidente da República português para a sala onde vai decorrer a audiência.

A primeira-dama da Ucrânia chegou a Lisboa na terça-feira e participou na abertura da Web Summit, que se realiza no Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa até sexta-feira.

No arranque da cimeira tecnológica, na terça-feira, e perante um pavilhão cheio, Zelenska acusou o regime russo de Vladimir Putin de estar a utilizar a tecnologia “ao serviço do terror”.

“A Rússia põe a tecnologia ao serviço do terror e o que vemos hoje é resultado do uso dessa tecnologia”, afirmou, ao encerrar a cerimónia de abertura da Web Summit, e deixou os participantes com imagens da destruição provocada por um míssil em Kyiv, capital da Ucrânia.

A mulher do presidente ucraniano acrescentou que especialistas tecnológicos russos que antes trabalhavam no setor privado colaboram agora na guerra contra a Ucrânia – que começou a 24 de fevereiro - e pediu ajuda aos empreendedores para enfrentar este problema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+