Tempo
|
A+ / A-

Costa destaca “excelentes” relações com Timor-Leste e quer novas áreas de cooperação

31 out, 2022 - 18:58 • Lusa

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admite que as autoridades de Portugal e Timor-Leste estão a trabalhar em conjunto criar condições de permanência para os timorenses recém-chegados em Portugal e combater ilegalidades.

A+ / A-

O primeiro-ministro disse esta segunda-feira que passou em revista com o Presidente de Timor-Leste “as excelentes” relações bilaterais entre os dois países e que discutiu com José Ramos-Horta novas áreas de cooperação.

Esta posição foi transmitida por António Costa numa mensagem que publicou na sua conta na rede social Twitter, após ter recebido em São Bento o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, que iniciou hoje uma visita de Estado a Portugal.

“Tivemos a oportunidade de passar em revista as excelentes relações bilaterais entre os nossos países e discutir novas áreas de cooperação”, escreveu o líder do executivo português.

Antes do encontro com o primeiro-ministro, os chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Timor-Leste deram uma conferência conjunta.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que as autoridades de Portugal e Timor-Leste estão a trabalhar em conjunto criar condições de permanência para os timorenses recém-chegados em Portugal e combater ilegalidades.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "estão localizados a esta data 873 timorenses" em Portugal, "dos quais a maioria esmagadora em condições – mais de 500 – de habitabilidade ou de acolhimento ou de albergue ou de apoio de instituições muito variadas", Estado, autarquias locais e instituições de solidariedade social.

O Presidente da República disse ainda que Portugal e Timor-Leste estão a atuar "em termos de formação no português básico e de formação técnico-profissional" e de "ajustamento das aptidões à empregabilidade social".

Perante os jornalistas, após esse encontro, o chefe de Estado português elogiou Ramos-Horta pelo "seu exemplo na luta que teve, e que mereceu o Prémio Nobel da Paz, pela democracia, pela liberdade, pelos direitos humanos, pela independência, pela soberania e pelo futuro do povo irmão de Timor-Leste".

"É para nós muito reconfortante ver a forma pacífica e pacificadora e estabilizadora como tem exercido as suas funções", acrescentou, felicitando-o "pelo arranque deste seu novo mandato, muito promissor".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+