Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Pizarro pede “tranquilidade”, mas admite rever restrições “semana a semana”

27 out, 2022 - 20:33 • Tomás Anjinho Chagas

Ministro da Saúde destaca a taxa de vacinação em Portugal e fala numa “fase de vigilância”. Apesar de pedir “tranquilidade”, admite rever se é necessário o regresso de medidas semanalmente.

A+ / A-

O ministro da Saúde anunciou esta quinta-feira que o Governo vai rever “semana a semana” a necessidade de medidas para travar a propagação da Covid-19.

Manuel Pizarro diz que esta é uma “fase de vigilância”, em que a prioridade é vacinar contra a doença e também contra a gripe sazonal.

Em declarações à margem de uma conferência sobre o valor económico da Saúde, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, Pizarro lembrou que no início do mês de outubro o país saiu da “situação de alerta” provocada pela pandemia e que “não temos tido sinais de agravamento significativo daquilo que verdadeiramente conta”, defende o ministro, que considera menos importante o número de casos, e mais relevante a gravidade da doença.

Apesar da subida de alguns indicadores, Manuel Pizarro garante que o país não tem sentido “um aumento da pressão nos internamentos, nem nos cuidados intensivos, nem na mortalidade”. Não obstante, o ministro da Saúde assume que este “é um caminho que se faz todos os dias”.

“Os sistemas de monitorização que temos estão no terreno estão a funcionar, e essas decisões têm de ser acompanhadas. Não sei se dia a dia, mas seguramente semana a semana”, assume o responsável pela pasta da Saúde em Portugal quando questionado pela Renascença.

Não obstante, o discurso do Governo continua virado para a prevenção. Pizarro afirma que o país atravessa uma “fase de vigilância atenta” no que à pandemia diz respeito, e sublinha que apesar da maior transmissibilidade, as novas estirpes do vírus não conseguem contornar a vacina.

O ministro da Saúde afirma que as variantes são “aparentemente suscetíveis de causar mais infeção” mas que tudo indica que “elas continuam a ser sensíveis aos efeitos da vacina”. Manuel Pizarro até antevê que o país “pode vir a ter mais casos, mas não teremos mais casos graves da doença”.

É por isso que o sucessor de Marta Temido ostenta os números da vacinação em Portugal:

“Nós estamos ainda no mês de outubro e já ultrapassámos 1,6 milhões de portugueses vacinados com a dose de reforço contra a Covid”, aponta Manuel Pizarro, que dá conta que o número é parecido em relação à vacinação contra a gripe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+