Tempo
|
A+ / A-

Chega defende redução da taxa de tributação autónoma sobre imóveis arrendados

29 out, 2022 - 18:55 • Lusa

Partido de André Ventura defende "a redução da taxa de tributação autónoma sobre os imóveis arrendados como forma de potenciar o número de habitações no mercado, sobretudo para jovens".

A+ / A-

O Chega defende a redução para 10% da taxa de tributação autónoma dos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento para habitação permanente de forma a "potenciar o número de habitações no mercado, sobretudo para jovens".

A medida consta de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) assinada pelo partido liderado por André Ventura.

Em comunicado, o Chega defende "a redução da taxa de tributação autónoma sobre os imóveis arrendados como forma de potenciar o número de habitações no mercado, sobretudo para jovens".

Segundo o partido, "esta medida pode também ter um efeito redutor da fraude e evasão fiscal, reduzindo o estímulo dos senhorios para ocultar este tipo de negócios jurídicos da autoridade tributária".

"Neste momento, é importante que todos os partidos contribuam com propostas coerentes e sustentáveis para resolver os problemas da enorme carência de habituação em Portugal, sobretudo nas grandes cidades", enfatiza. .

Na nota justificativa da proposta de alteração ao OE2023, "o Chega considera que a taxa de tributação autónoma deve ser reduzida, quando diga respeito aos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento para habitação permanente, para 10%".

O partido considera que esta redução da tributação "tem um triplo benefício: combate a evasão fiscal, [já que] mais senhorios sentir-se-ão incentivados a fazer o devido registo dos contratos e o pagamento do correspondente imposto; possibilita a colocação de mais imóveis no mercado de arrendamento; e permite aos senhorios que se virem confrontados com o aumento da sua prestação do crédito à habitação colmatar uma parte ou a totalidade da perda de rendimento".

A proposta do OE2023 foi aprovada pelo parlamento na quinta-feira na generalidade pela maioria absoluta de deputados do PS e com as abstenções dos deputados únicos do PAN e do Livre. Votaram contra a proposta do Governo as bancadas do PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e BE.

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 baixa agora à comissão de Orçamento e Finanças para o debate na especialidade, subindo depois ao plenário para a votação na especialidade e final global, marcada para 25 de novembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+