Tempo
|
A+ / A-

PSD diz que inflação acima de 10% "é um drama”. PS garante apoio a famílias e empresas

28 out, 2022 - 13:35 • Tomás Anjinho Chagas , Rosário Silva , com Lusa

Duarte Pacheco lamenta a falta de respostas do Governo e alerta para as consequências do fenómeno. Já Eurico Brilhante Dias rejeita que o executivo fique com impostos dos portugueses.

A+ / A-

O PSD considera que a subida da inflação é “um drama” que afeta, sobretudo, os portugueses de com baixos recursos, mas também a classe média.

O deputado social-democrata Duarte Pacheco reagia, esta sexta-feira, no Parlamento, aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 10,2% em outubro, face aos 9,28% de setembro, atingindo o máximo desde maio de 1992.

“É um drama que afeta os portugueses e as suas famílias, sobretudo, as pessoas de menores recursos, mas também as da classe média, porque a inflação afeta-nos a todos”, afirmou, aos jornalistas, o deputado social-democrata.

“É o valor mais alto desde 1992”, recordou, para acrescentar que “há 20 anos que não conhecíamos algo parecido”.

Duarte Pacheco acrescentou ainda que “o Governo reconheceu, o ministro das Finanças reconheceu, neste debate que o Orçamento do Estado, que não tem medidas para assegurar que as pessoas não perdem todas o poder de compra”.

O deputado do PSD considerou que quer os funcionários públicos, quer do setor privado vão perder poder de compra, e alertou que mesmo os apoios sociais não são atualizados à taxa da inflação.

Duarte Pacheco fez mesmo uma comparação entre o atual Governo PS liderado por António Costa e o de bloco central chefiado por Mário Soares, entre 1983 e 1985, salientando que teve “um grande ministro das Finanças que salvou o país da bancarrota”, referindo-se a Ernâni Lopes.

“Deu um aumento de 10% aos funcionários públicos, mas a inflação era de 29%. Na prática, as pessoas perdiam 20% do seu ordenado, é algo parecido o que estamos a viver, com uma diferença: na altura, o governo assumiu que estavam com dificuldades e tinham de tomar aquela medida, agora o Governo não tem a coragem de assumir que tem dificuldades e prefere dizer que isto até é uma coisa boa para os portugueses. É simplesmente atirar areia para os olhos das pessoas”, criticou.

PS vai continuar a apoiar famílias e empresas

Por sua vez, o Partido Socialista (PS) rejeita que o Governo esteja a ficar com os impostos das pessoas e diz mesmo que o executivo vai devolver aos portugueses a receita fiscal que tirou a mais.

“Nós estamos a ajudar as famílias com os recursos que temos, com os recursos que são gerados, com contas certas”, disse, aos jornalistas, o líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias.

O deputado, que reagia também às notícias sobre a subida da inflação, defendeu “o equilíbrio e a prudência”, como forma de gerir a difícil situação económica.

Só desta forma, acrescentou, Brilhante Dias, é possível “continuar a apoiar as famílias e as empresas em 2023”.

“O Estado não guardou para si os impostos e está a usá-los para apoiar as famílias e as empresas”, declarou o deputado que voltou a acusar o PSD de ter posições contraditórias quanto à subida das taxas de juro.

IL exige ao Governo que diga a verdade

O líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) desafiou esta sexta-feira o Governo "a falar verdade aos portugueses" sobre a inflação e assumir que "está a fazer austeridade" para lidar com o problema.

Rodrigo Saraiva reagia hoje, no parlamento, aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 10,2% em outubro, face aos 9,28% de setembro, atingindo o máximo desde maio de 1992.

"Os números do INE começam por demonstrar que o discurso das contas certas que o Governo tem tentando promover é frágil e é falacioso", criticou, considerando que, tal como aconteceu com o Orçamento para 2022, o Governo está a ser "atropelado pela realidade" durante o processo orçamental para 2023.

O líder da bancada da IL pediu ao Governo que "de uma vez por todas fale verdade aos portugueses", dizendo que não é possível continuar a dizer que não sabiam.

PCP. "É preciso responder" e devolver poder de compra

Já o PCP defende que o primeiro-ministro, António Costa, "tem que ser consequente" depois de ter reconhecido a existência de uma perda "brutal" de poder de compra no país, insistindo na necessidade de fixar preços de bens essenciais.

"Quando o que está a acontecer é que os trabalhadores e os reformados estão a perder poder de compra de uma forma brutal, que o próprio primeiro-ministro já reconheceu que está a acontecer, então é preciso ser consequente, é preciso responder a isso devolvendo poder de compra às pessoas", defendeu o deputado Bruno Dias.

"É preciso assegurar que neste momento os salários e pensões têm o aumento e a atualização que deve ser dada e apontar isso já no imediato e, naturalmente, para 2023", advogou.

De acordo com a estimativa rápida divulgada pelo instituto estatístico, “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 10,2% em outubro, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde maio de 1992”.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,1% em outubro (6,9% no mês anterior), o registo mais elevado desde janeiro de 1994.

O INE estima que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe nos 27,6% em outubro (taxa superior em 5,4 pontos percentuais face ao mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 18,9% (16,9% em agosto), a taxa mais elevada desde junho de 1990.

Em outubro face ao mês anterior, a variação do IPC terá sido de 1,3% (1,2% em setembro e 0,5% em outubro de 2021), estimando-se uma variação média nos últimos 12 meses de 6,7% (6,0% no mês anterior).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 10,7% em outubro, que compara com 9,8% no mês anterior.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro de 2022 serão publicados pelo INE em 11 de novembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+