Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orçamento do Estado

OE 2023 aprovado na generalidade. "Bom instrumento para enfrentarmos a crise", diz Costa

27 out, 2022 - 18:12 • Redação

PSD, Iniciativa Liberal, Chega, PCP e Bloco de Esquerda votaram contra o documento do Governo.

A+ / A-

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2023 foi aprovada esta quinta-feira na generalidade. Só os deputados do PS votaram a favor.

PSD, Iniciativa Liberal, Chega, PCP e Bloco de Esquerda votaram contra o documento do Governo com as contas e medidas para o próximo ano.

Os deputados únicos do PAN, Inês Sousa Real, e do Livre, Rui Tavares, abstiveram-se.

Com a mesma votação foi aprovada a proposta do executivo das Grandes Opções do Plano para o período 2022-2026.

Após a aprovação, a bancada do PS levantou-se e bateu palmas durante alguns minutos, em contraste com os restantes deputados, que ficaram sentados em silêncio.

Logo de seguida, alguns cidadãos presentes nas galerias exibiram uns cartões amarelos e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, chamou a atenção para o facto de as pessoas a assistir nas galerias não se poderem manifestar.

Este momento gerou alguma confusão no hemiciclo e levou a que a bancada do Chega se levantasse e batesse palmas dirigidas a estes cidadãos.

“As senhoras e os senhores deputados também não deveriam incentivar as pessoas a realizarem comportamentos que todos sabemos não são permitidos neste plenário”, alertou Santos Silva.

A votação final global está marcada para 25 de novembro.

Costa recorda crise do ano passado

À saída do hemiciclo, o primeiro-ministro, António Costa, recuou um ano e elogiou a proposta de OE2023.

“Só tenho uma coisa a dizer. É muito simples. Faz hoje exatamente um ano que desta votação na generalidade resultou uma crise. Felizmente um ano depois, desta votação resulta um bom instrumento para enfrentarmos a crise que estamos a viver”, disse António Costa, aos jornalistas.

Depois da crise orçamental do ano passado, que ditou o fim da "Geringonça", o país foi a eleições e o PS conquistou a maioria absoluta.

Na intervenção final antes da votação desta quinta-feira, a ministra Ana Mendes Godinho afirmou que 4,8 milhões de trabalhadores fazem parte do sistema de Segurança Social, um recorde superior em 1,1 milhões face a 2015, o que garante um reforço das contribuições.

Ana Mendes Godinho referiu que, para alguns setores políticos, em resultado dos aumentos do salário mínimo e dos rendimentos em geral, “parecia – ou queriam fazer parecer – impossível garantir a sustentabilidade da Segurança Social”.

“Mas conseguimos com a evolução positiva do emprego, temos hoje um número recorde de trabalhadores a fazerem parte do Sistema de Segurança Social, que ultrapassa neste momento os 4.8 milhões a descontarem ativamente para a Segurança Social. Não são só mais 80 mil funcionários públicos. São mais 1,1 milhões de trabalhadores do que em 2015”, quantificou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+