Tempo
|
A+ / A-

Sondagem SIC/Expresso. PS e PSD empatados decidem eleição voto a voto

27 jan, 2022 - 20:06 • Redação

Também o terceiro lugar está muito disputado. Neste momento, e segundo esta sondagem, IL, CDU, Chega e Bloco podem alcançar essa posição. A Sondagem das Sondagens da Renascença continua a pôr o PS a liderar as intençóes de votos.

A+ / A-

A dois dias da votação para as Legislativas de 30 de janeiro, uma nova sondagem coloca PS e PSD taco a taco a discutir a vitória.

A sondagem Expresso/SIC aponta para um empate técnico, com o PS à frente do PSD por apenas dois pontos (35% para 33%).

Um resultado tão próximo que a equipa do ISCTE-ICS assinala ser “impossível inferir” qual dos dois partidos pode sair vencedor. O PS está num intervalo entre 32% e 38% e o PSD entre 30% e 36%. Traduzindo para número de deputados, isto pode dar ao PS entre 92 a 106 deputados e ao PSD de 87 a 101 deputados.

Na luta pelo terceiro partido mais votado, o combate também promete ser quase voto a voto, segundo esta sondagem. O Chega, a Iniciativa Liberal e a CDU estão com 6% das intenções de voto, seguidos de perto pelo Bloco de Esquerda, com 5%.

Segundo o trabalho do ISCTE-ICS s esta ordem de votação se confirmasse, Ventura seria o terceiro mais votado, mas a IL seria a terceira maior bancada, beneficiando do seu voto concentrado em círculos eleitorais com maior eleitorado, como Lisboa e Porto.

O Bloco de Esquerda seria o partido mais prejudicado, esse, pode cair de terceiro para sexto.

Com os novos dados conhecidos esta quinta-feira, o agregador de sondagens da Renascença estima que, se as eleições fossem hoje, o PS venceria, sem maioria absoluta, com 35,9% dos votos.

De acordo com este modelo, disponível numa página interativa da Renascença, com atualização diária, o Partido Socialista segue na frente, com três pontos percentuais de avanço sobre o PSD, que soma 32,6% das intenções de voto estimadas.

O Bloco de Esquerda (5,7%) perdeu já a posição da terceira força política para o Chega, que soma 6,2%. Seguem-se Iniciativa Liberal (5,5%), a CDU (5,2%), o PAN (2%), CDS-PP (1,5%) e Livre (1,5%).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos delfim
    28 jan, 2022 PORTO 16:11
    porque insistem em dizer que estão empatados'? O PS está à frente e isso é que é ser objetivo!Jornalistas.....ou conveniências?
  • Cidadao
    28 jan, 2022 Lisboa 10:45
    Apetece perguntar, aliás, como alguém já fêz: o número de 230 deputados é um dado intocável e que não se pondera sequer alterar? A quem interessa não mudar o sistema eleitoral? A quem serve não estar a ser implementado o voto eletrónico? O mesmo país que inovou a nível mundial com tecnologia de ponta segura como, por exemplo, o Multibanco, da SIBS, ou a Via Verde, da Brisa, ou onde é possível pagar impostos e manter uma relação com o Estado online e de banda larga, é aquele em cuja votação online levanta tantos "impossíveis"? Queixam-se da Abstenção elevada, e vêm falar no Voto Obrigatório com multas - claro, tinham de arranjar novos tipos de "receita" para a TAP e para a Banca... - mas não falam na alteração da Legislação Eleitoral com voto em deputados e não em partidos, nem no voto Eletrónico. Pudera: tal como está, o modelo é um maná para PS e PSD que obtêm mais deputados que o que deviam ter.

Destaques V+