Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Corredor de energia verde

Costa rejeita críticas: “Rangel não sabe nada sobre energia”

24 out, 2022 - 12:04 • Tomás Anjinho Chagas

Primeiro-ministro diz-se perplexo com as posições dos restantes partidos quanto ao acordo. O Primeiro-ministro reitera opção do Governo e lança farpas.

A+ / A-

É uma resposta direta às críticas feitas pelos partidos da oposição sobre o acordo para as interconexões ibéricas de gás e hidrogénio verde, firmado entre Portugal, Espanha e França. António Costa diz estar “absolutamente perplexo” com as declarações feitas pelo PSD.

Depois de celebrado o acordo na semana passada, os social-democratas atiraram-se à escolha do Executivo, por considerar que “prejudica” Portugal e que ficou a perder em relação aos outros dois países.

Apesar de garantir que vai dar “todas as explicações” que o PSD quiser, o Primeiro-ministro lança farpas à forma como o PSD reagiu ao acordo, pela voz de Paulo Rangel.

“Infelizmente o Dr.Paulo Rangel já nos habituou a ser uma pessoa que não olha a meios para dizer não importa o quê, para atacar o adversário”, dispara Costa, e prossegue: “Ele não sabe nada sobre energia, ele ignora totalmente o que tenha a ver com este acordo. Ao longo dos anos, se for rever o que ele já disse sobre tudo e mais alguma coisa, verificará que a taxa de reprovação do Dr. Paulo Rangel é muito elevada”, sentencia o líder do executivo.

Para sustentar, o chefe de Governo diz que o consenso agora conseguido “é melhor para nós” do que era a solução anterior, em declarações feitas à margem de uma conferência sobre competências digitais, no ISCTE, em Lisboa.

"Esta infraestrutura deixa de ser meramente para transportar o gás que é descarregado (...) e injetado na rede para ser exportado, para passar também a servir a produção nacional. Portanto é melhor para nós do que era a solução anterior", considera Costa.

O primeiro-ministro congratula-se pelo fumo branco e justifica o acordo como uma forma de "diversificar as suas fontes de abastecimento" de energia, no contexto da Guerra provocada pela Rússia ao invadir a Ucrânia.

Para o primeiro-ministro, esta foi a melhor forma de chegar a acordo e admite que foi preciso "reinventar o pipeline". Além do gás natural- que Costa classifica "de transição"- o líder do Governo volta a sublinhar que este gasoduto permite o transporte de hidrogénio verde, e que nessa vertente da produção energética "Portugal tem melhores condições" do que Espanha, porque "começou a investir mais cedo" nestes setores renováveis.

Por estas razões, António Costa resumiu a sua perceção das criticas da oposição: "Com toda a franqueza, eu tenho muitas dificuldades em compreender estas reticências".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eu Eu
    24 out, 2022 Portugal 16:07
    Quando alguém confrontado com críticas (objectivas e a decisões concretas) reage desta forma, atacando os críticos em vez de responder às críticas...
  • Petervlg
    24 out, 2022 Trofa 13:38
    ainda bem, para todos os Portugueses que o Sr. Primeiro-Ministro António Costa, entende de energia, será que vamos pagar menos, ou vamos continuar a engordar a EDP.
  • ze
    24 out, 2022 aldeia 13:15
    Só o Ps é que sabe tudo!......energia,corrupção,incompatibilidades,pobreza,imigração ilegal,"bons acordos e negócios onde o país perde milhares de milhões de euros,etc......

Destaques V+