Tempo
|
A+ / A-

CDS

Cristas enaltece "coerência e fidelidade" de Adriano Moreira aos valores que defendia

23 out, 2022 - 13:58 • Teresa Almeida com Redação

Antiga presidente do CDS destaca a "qualidade rara" de Adriano Moreira, mesmo em momentos em que "certamente teria sido mais fácil seguir outros caminhos".

A+ / A-

Veja também:


Assunção Cristas recorda Adriano Moreira como um homem que se manteve sempre coerente e fiel aos seus valores, independentemente dos tempos e mesmo quando teria sido "mais fácil" abdicar deles.

O antigo presidente do CDS morreu, este domingo, aos 100 anos. Era o político mais longevo da Democracia portuguesa. Em declarações à Renascença, a também antiga líder centrista revela que o que mais a inspirava em Adriano Moreira era a "enorme coerência e grande fidelidade aos valores e aos princípios em que sempre acreditou".

"Adriano Moreira teve intervenção na vida pública e política portuguesa em momentos muito distintos, muito diferentes da nossa história, e, no entanto, fê-lo sempre com uma grande coerência e fidelidade aos princípios e valores em que acreditava. Isso é uma qualidade rara. É difícil. Certamente que em muitos momentos ter-lhe-ia sido mais fácil seguir outros caminhos, mas ele mostrava a extraordinária capacidade de, estando muitas vezes para lá do seu tempo, interpretá-lo sempre à luz daquilo que é imutável e que guiava a sua vida", enaltece.

Assunção Cristas também homenageia "um homem de profunda fé, de profunda gratidão a Deus e com um centro claro na sua família".

"Penso que também é de realçar, porque são esses os valores que ele vivia, dos quais dava exemplo e que influenciavam, também, toda a sua ação pública", explica a antiga presidente do CDS.

Adriano Moreira viveu, académica e politicamente, entre dois regimes: foi ministro do Ultramar no Estado Novo, de 1961 a 1963, e presidente do CDS em democracia, de 1986 a 1988. Foi deputado entre 1980 e 1995.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+