Tempo
|
A+ / A-

debate no parlamento

Incompatibilidades. Chega fala em violação da lei, mas Governo rejeita

21 out, 2022 - 11:00 • Manuela Pires com redação

André Ventura fez "o resumo" dos casos que foram conhecidos ao longo das últimas semanas e que envolvem, por exemplo, o ministro das Infraestruturas, a ministra da Coesão Territorial e o ministro da Saúde.

A+ / A-

A Assembleia da República debate, esta manhã, os casos de incompatibilidades no Governo por iniciativa do Chega.

No arranque do debate, André Ventura deu conta dos vários casos, do ministro da Saúde, das Infraestruturas e da Coesão para concluir que nenhum deles está a cumprir a lei e, por isso, devem sair. “Os ministros envolvidos violaram a lei hoje em vigor e devem ser demitidos das suas funções”.

Para o líder do Chega, o “rol de situações que não dignificam a República” e quer saber “o que vai o Governo fazer para corrigir estes casos”.

“Estamos perante um emaranhado legislativo”, afirmou André Ventura, considerando, no entanto, que “a lei é clara nestes casos, nem os governantes, nem os seus familiares que detêm mais de 10% [de uma empresa] podem fazer negócios com o Estado”.

Do lado do Governo, a ministra dos Assuntos Parlamentares assegurou que o Executivo cumpre a lei e os pareceres da PGR sobre esta matéria.

Ana Catarina Mendes diz que o Chega quer com este debate apenas lançar desconfiança sobre as instituições.

“O Governo repudia o comportamento do Chega que lança o manto de suspeição habitual, diário, sobre as instituições democráticas para gerar 'soundbytes'”, criticou.

A ministra começou por afirmar que “não há, nos casos que nos trazem aqui hoje, nenhuma violação da lei” e defendeu que os políticos estão “sujeitos a uma apertada malha de registos de impedimentos e conflitos de interesses” à luz da legislação atual.

“É assim que se constrói a democracia e mais transparência”, sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+