Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abusos na Igreja

Costa em "total solidariedade" com Marcelo pela "interpretação inaceitável" das suas palavras

12 out, 2022 - 13:26 • Cristina Nascimento

Primeiro-ministro garante que o Presidente da República "não quis desvalorizar" os casos que têm sido conhecidos até ao momento.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou a sua "total solidariedade" para com o Presidente da República pela "interpretação inaceitável que tem sido feita das suas palavras" a propósito das declarações sobre abusos sexuais na Igreja.

“Quero expressar a minha total solidariedade com o Presidente da República, mais concretamente, com o professor Marcelo Rebelo de Sousa, pela interpretação inaceitável que tem sido feita das suas palavras. Eu conheço-o, todos nós conhecemos bem o Presidente da República, portanto, todos sabemos que para uma pessoa como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, um caso que fosse, só um caso de abuso sexual sobre crianças, seria absolutamente intolerável, como é para o conjunto da sociedade”, afirmou o chefe do Governo, em declarações aos jornalistas em Viseu.

O primeiro-ministro reiterou que "todos nós conhecemos bem o senhor Presidente da República, todos sabemos bem que para o senhor Presidente da República, para uma pessoa como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, um caso que fosse, um só caso de abuso sexual sobre crianças seria algo absolutamente intolerável, como é para o conjunto da sociedade".

Em causa estão as declarações do Presidente da República que, na terça-feira, considerou que o número de casos de abusos sexuais na Igreja Católica não é "particularmente elevado", comparando com "outros países, e com horizontes mais pequenos", onde "houve milhares de casos".

Estas declarações foram mal recebidas por vários quadrantes políticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    12 out, 2022 Coimbra 13:48
    É fantástico como a escumalha da classe política ataca o Sr. Presidente da República, numa situação duma frase mal explicada. O Sr. Presidente não apoiou os crimes, mas sim, fez uma comparação com outros países, bem como, à dimensão temporal da análise dos casos. Na cabeça do Sr. Presidente pairava um número muito superior. No entanto a classe política para tapar a sua incompetência e inoperacionalidade no parlamento, está a fazer circo porco com este caso. Ainda não vi nenhum deputado ou membro dum partido fazer qualquer denúncia!!! Já o Sr. Presidente mesmo sendo católico praticante, denunciou às autoridades o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Sr. D. Ornelas, devido a uma queixa que chegou à sua posse. O SENHOR PRESIDENTE NÃO TEM QUE PEDIR DESCULPA A NINGUÉM, SÓ GAROTOS É QUE PODEM PEDIR TAL COISA!
  • EU
    12 out, 2022 PORTUGAL 13:44
    Porque estou a ouvir a reacção às declarações do Sr.PR sobre este assunto, recuei no tempo e lembrei-me dos tempos da MOCIDADE PORTUGUESA, principalmente a Feminina e a ACÇÃO CATÓLICA. Não venham SÓ agora atirar pedras, pois a MEMÓRIA, embora de poucos, ainda não morreu e irá continuar bem VIVA. Contínuo a dizer, cuidado com o que é XIQUE.

Destaques V+