Tempo
|
A+ / A-

Lei das incompatibilidades. "Se as regras são insuficientes, está na altura de alterar a legislação", avisa Marcelo

11 out, 2022 - 17:13 • André Rodrigues

Nos próximos dias, o Presidente da República vai enviar uma mensagem ao Parlamento, apelando aos deputados que reapreciem a lei que está em vigor desde 2019. Comentando os casos recentes de potenciais conflitos de interesses envolvendo ministros do atual Governo, Marcelo admite que possa estar instalada a dúvida, quer entre os comentadores políticos, quer na opinião pública.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa diz ter dúvidas quanto à Lei das Incompatibilidades, numa altura em que alguns membros do Governo têm estado envolvidos em casos que sugerem potenciais conflitos de interesses.

Questionado sobre os casos a envolver membros do Governo, o Presidente da República disse que tenciona enviar, nos próximos dias "uma mensagem à Assembleia da República, pedindo que possa reapreciar essa matéria. Se a conclusão for a de que as atuais regras são insuficientes, então esta será a altura de alterar a legislação".

Perante os casos que têm vindo a público nas últimas semanas, envolvendo os ministros Manuel Pizarro, Ana Abrunhosa e Pedro Nuno Santos, Marcelo reconhece que "há na opinião pública uma dúvida, quer no domínio do comentário político, quer numa parte da opinião pública, quanto a essa questão da transparência e de poder haver nepotismo ou ligações clientelares excessivas".

Por isso, continua o Presidente, "se se entende que a legislação deve mudar, se durante décadas o Parlamento e o Governo não entenderam que era necessário tomar iniciativas nesse domínio, ou tomaram iniciativas consideradas hoje muito tímidas ou insuficientes, se aquilo foi aprovado em 2019 se considera insuficiente, eu acho que aí - ou por iniciativa do Governo ou por iniciativa do Parlamento - o que há que fazer é ponderar a aprovação de uma nova lei".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+