Tempo
|
A+ / A-

OE 2023

Orçamento da Saúde para 2023. Pizarro terá mais mil milhões de euros para gastar

10 out, 2022 - 14:54 • Tomás Anjinho Chagas com Lusa

Orçamento para o Ministério da Saúde aumenta em mais de 10% em relação ao anterior. Proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo Governo também refere que nova Direção Executiva do SNS deve "contribuir para melhorar o funcionamento" do Serviço Nacional de Saúde.

A+ / A-

A proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano (OE 2023) prevê um aumento da despesa na área da Saúde. O documento, entregue esta segunda-feira na Assembleia da República, inscreve mais 1.177 milhões de euros para o Ministério da Saúde.

“Face ao orçamento inicial de 2022 financiado por receitas de impostos, o orçamento de 2023 aumenta 1.177 milhões de euros (10,5%)”, pode ler-se na proposta, já disponibilizada no site do Parlamento.

Por outras palavras, no próximo ano, Manuel Pizarro, novo ministro da Saúde, vai contar com um aumento de mais de mil milhões de euros para gastar em comparação com os fundos disponíveis para o Ministério este ano.

A receita total consolidada para o área da Saúde fixa-se em 14.858,5 milhões de euros.

Nota ainda para uma menção à Direção Executiva do SNS, que deve contribuir para "melhorar o funcionamento e a eficiência do SNS". O organismo criado pelo Governo e que vai ser dirigido por Fernando Araújo entra em funções no próximo ano.

"Salienta-se a criação de uma direção executiva do SNS, com início de funcionamento na data de entrada em vigor da Lei do Orçamento do Estado para 2023", pode ler-se.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+