Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresa da família de Pedro Nuno Santos soma 1,1 milhões de euros em contratos com o Estado

09 out, 2022 - 13:29 • Redação

O portal Base revela o número de contratos com o Estado e o valor celebrados pela Tecmacal, empresa detida pelo pai do ministro das Infraestruturas.

A+ / A-

Nos últimos 14 anos, a empresa que pertence à família Pedro Nuno Santos, a Tecmacal, assinou 22 contratos, que somados contabilizam mais de 1,1 milhão de euros, notícia o jornal Público.

O mesmo jornal diz que 16 foram celebrados por ajuste directo, mas foi dos concursos públicos que chegaram as maiores verbas para a empresa.

Segundo o portal base, onde o diário foi buscar a informação, nove destes contratos já foram celebrados com Pedro Nuno Santos como membro do executivo socialista, isto é, depois de Novembro de 2015, quando o socialista assumiu o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Estes nove contratos somam um total de 509,7 mil euros, cerca de metade do valor total de contratos assinados. O portal mostra ainda que, do 1,1 milhão de euros contratualizados com a Tecmacal, apenas 365.403,3 euros foram pagos em contratos em regime de ajuste directo.

O contrato entre o Estado e a Tecmacal, a empresa detida em conjunto pelo ministro das Infra-estruturas e da Habitação e pelo seu pai, divulgado na sexta-feira - e que ontem motivou um comunicado da Presidência do Conselho de Ministros a defender os governantes apanhados recentemente na malha das incompatibilidades - não é por isso o primeiro.

A Tecmacal é uma empresa de maquinaria vocacionada para o sector do calçado e detida pela família de Pedro Nuno Santos, estando sedeada em São João da Madeira (de onde é natural o ministro), com filiais na Benedita e em Felgueiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    10 out, 2022 Funchal 11:47
    Siga, algumas Leis são para os humildes, pobres e medrosos. Estamos no sul, da Europa, como disse o outro dos Países Baixos.
  • Todos
    10 out, 2022 Tugulandia 02:09
    É sério, diz o Marquês Mendes. Hahahaha. O Marques Mendes tb é! Eles são políticos,como é que são sérios? Sério é o povo!
  • Americo Anastacio
    09 out, 2022 Leiria 19:20
    E o parecer votado pela sua colega de governo, um mês antes.............Vergonha alheia....

Destaques V+