Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eduardo Vítor Rodrigues candidata-se à liderança da Distrital PS/Porto

09 out, 2022 - 17:13 • Lusa

O socialista explicou que este convite surgiu por parte do grupo que tem estado a gerir a Federação, liderado pelo atual presidente distrital, Manuel Pizarro, e foi aceite depois de auscultar uma série de "sensibilidades" e o secretário-geral do partido, António Costa.

A+ / A-

O presidente da Área Metropolitana do Porto e da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou este domingo a sua candidatura à liderança da Federação Distrital do PS/Porto, atualmente presidida pelo atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

"Sim, sou candidato", garantiu Eduardo Vítor Rodrigues à Lusa, anúncio que também publicou na sua página de Facebook.

O autarca refere que a concretização da sua candidatura surge depois de Manuel Pizarro, que lidera a Distrital do PS/Porto desde 2016 e que, agora, assume a pasta da Saúde, substituindo no cargo Marta Temido, ter anunciado de "forma irreversível a sua impossibilidade de candidatura à federação".

O socialista explicou que este convite surgiu por parte do grupo que tem estado a gerir a Federação, liderado por Pizarro, e foi aceite depois de auscultar uma série de "sensibilidades" e o secretário-geral do partido, António Costa.

"Resolvi aceitar no pressuposto de um projeto de continuidade e não de sucessão", disse.

Dizendo que nunca assumiria uma candidatura para criar problemas ou divisões, o autarca afirma que o objetivo é trabalhar na base da unidade e não da oposição e conflito.

O presidente da Área Metropolitana do Porto assume, por isso, que estará focado nos desafios e nas soluções, nunca nas disputas ou nas divisões "pessoalistas" que "tanto podem prejudicar".

Um dos desafios que assume é captar para a "boa política e a cidadania feita a partir dos partidos" os jovens que têm estado afastados e que olham, muitas vezes para esta área, com "alguma desconfiança".

Outros dos desígnios é trazer para debate, tal como tem acontecido, novas questões que se têm levantado.

Assumindo um trabalho de continuidade com o "que de melhor o PS tem", o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, garante a sua dedicação às pessoas e às causas da região.

As eleições para a presidência da Distrital do PS/Porto realizar-se-ão no segundo fim de semana de novembro, revelou, acrescentando ser previsível que a sua candidatura seja a única.

"O que, a acontecer, demonstra a maturidade do partido", entendeu.

A liderança da Federação Distrital do PS do Porto está entregue, desde 2016, a Manuel Pizarro que, agora, assume o cargo de ministro da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+