Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023

Governo falha na "salvaguarda das famílias”, acusa Bloco. PCP pede “valorização dos salários”

07 out, 2022 - 12:19 • Manuela Pires , Cristina Nascimento

Partidos com assento parlamentar estiveram reunidos com o ministro das Finanças e a ministra dos Assuntos Parlamentares, durante o qual foram informados das estimativas do Governo para o cenário macro-económico.

A+ / A-

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda acusa o Governo de “falhar na salvaguarda das famílias e economia”.

Pedro Filipe Soares falava aos jornalistas depois do encontro, no Parlamento, com o ministro das Finanças.

Sem revelar o cenário macro económico do Governo, o deputado bloquista assegura que “o Governo reconheceu que as suas propostas de aumentos salariais, de aumentos relativamente aos rendimentos das famílias representam na prática um empobrecimento consciente da sociedade face ao aumento da inflação”.

Assim, acrescenta, a conclusão “óbvia” é que “um governo que se resigna perante o empobrecimento do país, não está a perceber a necessidade de respostas que as pessoas têm e, por isso, está a falhar num momento fundamental à resposta que é essencial nesta crise que é salvaguardar as famílias, salvaguardar a economia dos efeitos da inflação”.

PCP defende valorização de salários e pensões

Já do lado do Partido Comunisa Português, a líder da bancada parlamentar Paula Santos considerou como mais importante "dar resposta neste momento, face ao contexto económico e social, é naturalmente a recuperação e a valorização dos salários e das pensões, o controlo e a fixação de preços de bens essenciais, a tributação dos lucros dos grupos económicos, o reforço dos serviços públicos - a saúde, educação, a segurança social -, a valorização de prestações sociais, mas também o investimento público, por via do Orçamento do Estado".

"Não podemos continuar a aceitar preços especulativos de bens essenciais. Temos falado na energia e nos alimentos. O Governo tem a responsabilidade de intervir sobre esta matéria, assim como também ao nível da tributação dos grupos económicos e na valorização dos serviços públicos", apontou ainda a parlamentar.

A proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2023 vai ser entregue na Assembleia da República na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+