Tempo
|
A+ / A-

OE 2023

IL insiste na taxa única de IRS para os primeiros cinco escalões

04 out, 2022 - 21:25 • Manuela Pires

Nas jornadas parlamentares em Coimbra João Cotrim Figueiredo mostrou disponibilidade para negociar com o Governo propostas de alteração ao Orçamento do Estado.

A+ / A-

Se há cinco meses a Iniciativa Liberal apresentou na Assembleia da República 127 proposta de alteração ao Orçamento do Estado, e apenas 5 foram aprovadas, agora a estratégia mudou.

No encerramento das jornadas parlamentares que decorreram em Coimbra, João Cotrim Figueiredo anunciou que o partido vai apresentar cerca de uma dúzia de alterações.

"Não alinharemos no jogo deste PS de maioria absoluta, que de dialogante não tem nada. Por isso as propostas que apresentaremos, cerca de uma dúzia, e que o PS deve chumbar, são verdadeiramente reformistas, coisa que o PS não é e o PSD deixou de ser", anunciou o presidente do partido.

E uma dessas propostas, que foi rejeitada em maio e volta a estar em cima da mesa, é a taxa única de IRS para os primeiros cinco escalões. Questionado pelos jornalistas sobre a disponibilidade para negociar com o Governo algumas das ideias liberais, Cotrim Figueiredo diz não fugir ao diálogo, apesar de não acreditar que isso possa vir a acontecer.

Em matéria fiscal, a Iniciativa Liberal continua a apostar no desagravamento dos impostos. “Vai também haver proposta de eliminação da dupla tributação, redução de taxas, simplificação de procedimentos, principalmente dos que vivem do rendimento do trabalho, e, desta vez, vamos dar particular atenção a situações que ficam sempre nas franjas, como são o caso dos trabalhadores com profissões liberais", revelou João Cotrim Figueiredo.

Iniciativa Liberal vai apresentar reformas estruturais em quatro áreas

No encerramento das jornadas parlamentares, o presidente da iniciativa Liberal lançou um novo slogan, os "3 C's": o país "não Cresce, não Convence e não Cuida".

E para mostrar aos portugueses que a Iniciativa Liberal é a "única alternativa política no país", João Cotrim Figueiredo anunciou que o partido vai apresentar nos próximos tempos quatro reformas estruturais, a primeira na área da saúde.

"Uma reforma que introduza no nosso sistema de saúde, de forma efetiva, a liberdade de escolha dos doentes relativamente ao prestador de saúde a que querem concorrer, entre os setores social, o público e o privado. Para acabar de uma vez por todas com um sistema baseado exclusivamente no SNS", referiu o deputado liberal.

A Iniciativa Liberal também pretende apresentar reformas nas áreas da administração pública, da segurança social e na educação.

Para o ensino, os liberais vão apresentar propostas para todos os ciclos do "sistema educativo". João Cotrim Figueiredo defende que "é necessário garantir o acesso universal a creches, incluindo o setor privado e cooperativo".

Mas há mais: nos restantes ciclos, a IL aposta na autonomia das escolas para contratar professores e também no que diz respeito à avaliação de alunos e professores.

"Defendemos liberdade de escolha de famílias e alunos quanto à escola que pretendem frequentar, quer através de modelos de contratualização, de financiamento ou modelos mistos. Está na hora do futuro dos nossos jovens deixar de ser determinado em larga medida pelo código postal", concluiu o presidente da Iniciativa Liberal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    08 out, 2022 ILHAVO 13:51
    E repito: IL(-IL) é a Idiotia Liberal Ilimitada.
  • Joaquim Correto
    05 out, 2022 Paços 00:18
    Quer tirar aos pobres para dar aos ricos! E diz isso com as maiores das sem vergonhas!

Destaques V+