Tempo
|
A+ / A-

PAN lança iniciativa legislativa de cidadãos pelo fim das touradas

02 out, 2022 - 19:20 • Lusa

A líder do PAN apelou à dinamização da iniciativa de forma a juntar o maior número de assinaturas possível e a possibilitar a sua discussão na Assembleia da República.

A+ / A-

O PAN promoveu este domingo o lançamento de uma iniciativa legislativa de cidadãos pelo fim das touradas, manifestando expectativa de que a Assembleia da República esteja "do lado certo da história" e não permita "que se continue a maltratar animais".

A iniciativa denomina-se "Fim à tauromaquia, por favor", e foi hoje lançada em frente à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, num evento que contou com vários dirigentes do PAN, representantes de associações e a dirigente do partido espanhol PACMA (Partido Animalista Contra el Maltrato Animal) Ana Béjar.

O objetivo é "acabar com esta anacrónica atividade que já não devia existir no século XXI", explicou a porta-voz do partido, Inês de Sousa Real, sustentando que "o progresso civilizacional não se coaduna com touradas".

A líder do PAN apelou à dinamização da iniciativa de forma a juntar o maior número de assinaturas possível e a possibilitar a sua discussão na Assembleia da República. .

Como forma de dar o exemplo, foi das primeiras pessoa a colocar a sua assinatura na petição, que estará acessível na página na internet e nas redes sociais do PAN, segundo foi anunciado.

Em declarações à agência Lusa, Inês de Sousa Real considerou que, após os deputados terem chumbado a abolição das touradas proposta pelo PAN, será agora "muito mais difícil rejeitarem uma iniciativa da sociedade civil que mostre claramente qual é o posicionamento em relação a estas atividades".

Apontou, neste sentido, "as inúmeras as petições que têm sido feitas chegar" à Assembleia da República e às assembleias municipais.

"Um pouco por todo o país vemos fechar praças de touros e a sociedade a reclamar isso mesmo", disse.

"Não faz sentido que o poder político esteja em contraciclo com aquela que é a sensibilidade crescente da nossa sociedade", salientou, apontando que "as várias sondagens" referem que "a sociedade portuguesa não gosta de touradas, não quer que se continue a maltratar animais". .

A deputada única do PAN considerou igualmente que esta não deve ser a "imagem de marca" de Portugal.

"Queremos colocar Portugal como uma referência do ponto de vista da proteção animal e acreditamos que com uma iniciativa legislativa de cidadãos, o poder político - neste contexto tão complexo como é o de uma maioria absoluta - e os restantes deputados e deputadas da Assembleia da República percebam que têm que se posicionar do lado certo da história, o lado da abolição", salientou.

De acordo com Inês Sousa Real, o partido vai organizar "campanhas de rua e ações" pelo país para dar a conhecer esta iniciativa legislativa de cidadãos.

De acordo com a legislação, "o direito de iniciativa legislativa de cidadãos é exercido através da apresentação à Assembleia da República de projetos de lei subscritos por um mínimo de 20 mil cidadãos eleitores".

Na semana passada, o PAN deu entrada no parlamento de um projeto de lei com vista a proibir que menores de 16 anos possam assistir ou participar em espetáculos tauromáquicos como artistas, auxiliares ou forcados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+