Tempo
|
A+ / A-

Pedro Nuno Santos

Novo aeroporto. Comissão técnica pode estudar mais locais para lá dos já conhecidos

29 set, 2022 - 00:51 • Lusa

O ministro das Infraestruturas escusou-se a comentar o investimento que será feito para a nova análise, dizendo apenas que "serão dadas as condições necessárias para que a comissão técnica faça bem o seu trabalho".

A+ / A-

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que a comissão técnica do novo aeroporto de Lisboa vai poder estudar mais localizações, além de Montijo, Alcochete e Santarém, lembrando que em 50 anos já foram analisados 17 locais.

Em entrevista à RTP3, transmitida nesta noite de quarta-feira, Pedro Nuno Santos afirmou que a comissão técnica independente vai poder "incluir, se o entender, outras localizações na avaliação ambiental estratégica", além das "que se conhecem".

De acordo com o governante, essa possibilidade "é conferida" à comissão técnica independente.

"O país já estudou 17 localizações ao longo de 50 décadas e vamos agora introduzir mais uma", realçou o ministro das Infraestruturas, lembrando que "todo o trabalho que foi feito antes ao longo dos últimos anos será também utilizado".

Estimando-se terem sido gastos cerca de 70 milhões de euros em estudos para a localização do novo aeroporto, Pedro Nuno Santos escusou-se a comentar o investimento que será feito para a nova análise, dizendo apenas que "serão dadas as condições necessárias para que a comissão técnica faça bem o seu trabalho".

A comissão técnica, segundo o ministro, vai ser liderada por um coordenador geral escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, mas sob a indicação do presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento sustentável.

"Estas três personalidades vão sugerir um coordenador geral que depois vai constituir seis equipas que vão trabalhar em seis dossiers diferentes", acrescentou.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar o conjunto inicial de diplomas do processo para a decisão do novo aeroporto, incluindo uma proposta de lei para alterar o poder dos municípios sobre aeródromos de interesse nacional.

Há uma semana, Governo e PSD chegaram a acordo quanto à metodologia para avançar com a solução aeroportuária para a região de Lisboa, que passa por uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) com conclusões até final de 2023.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    29 set, 2022 aldeia 09:12
    Uma autêntica vergonha,mostra a incompetência destes governantes,gastam milhões e mais milhões de todos os contribuintes em estudos e projectos e de local e de aeroporto nada,Fiquem na Portela e aproveitem infra estruturas de outros aeroportos para complementar os voos.Querem sempre ser os maiores em tudo.....e são em incompetência.

Destaques V+