Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento. Santos Silva diz que tem chamado a atenção para vagas de "vices"

27 set, 2022 - 17:16 • Lusa

O presidente da AR foi confrontado com o repto lançado pelo líder do PSD, Luís Montenegro, para que use "o seu magistério de influência parlamentar" para que o parlamento volte a ter quatro vice-presidentes. Santos Silva alude a "duas situações muito diferentes", distinguindo entre a situação do Chega e da Iniciativa Liberal.

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, afirmou, esta terça-feira, que tem regularmente chamado a atenção dos partidos para as duas vagas na vice-presidência da Assembleia da República e mostrou-se confiante que uma nova candidatura da Iniciativa Liberal teria sucesso.

"O que o presidente da Assembleia da República tem feito regularmente é, em conferência de líderes, chamar a atenção para que ainda temos dois lugares de vice-presidente para preencher e que as propostas para esse preenchimento têm que vir do terceiro e quarto maior partido representado na Assembleia [da República]", afirmou Augusto Santos Silva.

O presidente do parlamento falava aos jornalistas na Associação 25 de Abril, em Lisboa, pouco depois de ter participado num almoço-debate, tendo sido questionado sobre o repto lançado pelo líder do PSD, Luís Montenegro, para que Santos Silva use "o seu magistério de influência parlamentar" para que o parlamento volte a ter quatro vice-presidentes.

Santos Silva considerou que, no que se refere à vice-presidência da Assembleia da República, existem "duas situações muito diferentes", distinguindo entre a situação do Chega e da Iniciativa Liberal.

Referindo-se ao Chega, Santos Silva indicou que "manifestamente há um partido político cujos candidatos não têm merecido o apoio da larga maioria dos deputados", enquanto que, no caso da Iniciativa Liberal, foi apresentada uma candidatura, "que ficou a oito votos da eleição".

"A candidatura que [a Iniciativa Liberal] apresentou teve 108 votos e qualquer pessoa com o mínimo de experiência parlamentar sabe que isso significa que, numa segunda votação, facilmente ultrapassará os 116", considerou.

Questionado se o desempenho da Mesa da Assembleia da República seria melhor caso os restantes dois lugares para a vice-presidência fossem ocupados, Santos Silva referiu que o desempenho não seria melhor, "porque os dois vice-presidentes que estão em funções têm sido inexcedíveis", mas "libertá-los-ia de algumas tarefas que hoje têm que acumular".

"Evidentemente, se houvesse mais um ou dois vice-presidentes, ou mais uma ou duas vice-presidentes, isso libertá-los-ia", reitero.

No entanto, o presidente da Assembleia da República sublinhou que não considera que o ponto da eficácia seja o "ponto principal" no que se refere às vice-presidências da Mesa da Assembleia da República.

"O ponto é político: a lógica do Regimento, ao estabelecer que os quatro vice-presidentes devem representar ou devem ser oriundos dos quatro maiores partidos políticos representados no parlamento, é a lógica justamente de abrangência de representação política também na Mesa", indicou.

Na segunda-feira, o líder do PSD apelou ao presidente do parlamento para que use "o seu magistério de influência parlamentar" para que a Assembleia da República volte a ter quatro vice-presidentes, elegendo os candidatos do Chega e da IL.

Em declarações aos jornalistas na sede do partido, Luís Montenegro deixou um desafio a Augusto Santos Silva, na sequência das críticas que têm sido feitas ao PSD por ter apelado à sua bancada que votasse no candidato do Chega a uma vice-presidência do parlamento, numa eleição que falhou pela terceira vez na passada quinta-feira.

"Os votos em democracia valem tanto à direita como à esquerda. Espero que esse assunto seja encerrado e o presidente da Assembleia da República use o seu magistério de influência junto dos grupos parlamentares para não termos esta situação anómala de só termos dois 'vices", afirmou.

Desde o início da legislatura apenas os "vices" do PS e do PSD foram eleitos. A IL tentou apenas uma vez a eleição do seu candidato.

"Quero aproveitar a ocasião, para de forma serena e tranquila, apelar ao senhor Presidente da Assembleia da República para que, olhando para expressão da vontade livre e democrática expressa pelos portugueses nas últimas legislativas, aja em conformidade e use o magistério de influência parlamentar para que todos os 229 colegas da AR possam respeitar as regras democráticas", afirmou.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, podem propor vice-presidentes os quatro maiores grupos parlamentares (PS, PSD, Chega e IL na atual legislatura), mas só são eleitos se obtiverem maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+