Tempo
|
A+ / A-

Aeroporto. Jerónimo de Sousa acusa PS e PSD de adiarem decisão de localização

25 set, 2022 - 13:33 • Lusa

O secretário-geral do PCP defende que o Campo de Tiro de Alcochete continua a ser o "melhor sítio" e lembrou que a multinacional Vinci "continua a ganhar dinheiro" com os adiamentos no que toca ao novo aeroporto.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP acusou este domingo PS e PSD de estarem novamente a adiar a localização e a construção do novo aeroporto de Lisboa, indo contra a expetativa do Presidente da República sobre o início das obras.

"PS e PSD estão a tentar entender-se para um novo adiamento da construção do novo aeroporto", afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma visita a uma exploração agrícola na Lourinhã, no distrito de Lisboa.

Para o comunista, este "adiamento" da decisão sobre a localização da infraestrutura aeroportuária "colide" com a "ambição [do presidente da República] de, no final do seu mandato", já se possa "assistir ao desenvolvimento das obras", disse o secretário-geral, ironizando, "algures ou nenhures".

Para Jerónimo de Sousa, o atual Governo "tinha dificuldade em dizer não" à localização no Campo de Tiro de Alcochete, que chegou a ser a proposta do PS, e apoiada pelo PCP, "tendo em conta os estudos, avaliações científicas e ambientais de que o melhor sítio é Alcochete".

"Era preciso era concretizar o que estava anunciado e sustentado em pareceres científicos, técnicos e ambientais", sublinhou.

Com o adiamento da decisão da localização para 2023, o comunista defendeu que a multinacional Vinci "continua a ganhar dinheiro", havendo "consequências para o desenvolvimento económico não acelerando o processo", quando o país e a TAP estão "numa situação mais difícil".

Na sexta-feira, O PCP considerou que os recentes encontros entre o primeiro-ministro e o presidente social-democrata para decidir sobre a solução aeroportuária para Lisboa são na realidade uma convergência na submissão à multinacional Vinci, a quem foi entregue, em 2013, a concessão das infraestruturas aeroportuárias por 50 anos.

O Presidente da República saudou hoje a convergência entre Governo e PSD quanto ao método de decisão sobre a nova solução aeroportuária para a região de Lisboa, considerando que "é uma boa notícia".

Em resposta a perguntas dos jornalistas, em San Diego, nos Estados Unidos, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que espera terminar o mandato, em março de 2026, "com a alegria de ver não só escolhida uma localização, não só começada a obra do aeroporto, como até porventura já uma solução transitória, se não a definitiva, em marcha".

O primeiro-ministro anunciou no fim da reunião de sexta-feira com o PSD -- em que também participaram o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e o dirigente social-democrata Miguel Pinto Luz -- que houve convergência quanto à metodologia a seguir e que uma futura comissão técnica irá estudar várias localizações para um novo aeroporto, além do Montijo e Alcochete, incluindo Santarém.

Por sua vez, o presidente do PSD considerou que houve por parte do Governo um "acolhimento generalizado" das preocupações do seu partido e que há condições para que, dentro de cerca de um ano, o executivo possa tomar uma decisão final sobre esta matéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+