Tempo
|
A+ / A-

Comandos

Marcelo diz que evolução de militar internado "é muito positiva" sem comentar investigação

16 set, 2022 - 20:44 • Lusa

Sobre o estado de saúde do militar, Marcelo Rebelo de Sousa saudou que, "na base de um apelo nacional", tivesse sido possível encontrar um fígado para o transplante.

A+ / A-

O Presidente da República visitou esta sexta-feira o militar do 138.º curso dos comandos que está internado depois de um transplante de fígado e considerou que "o ponto da situação é muito positivo", sem comentar a investigação em curso.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao militar durou cerca de dez minutos, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e foi acompanhada pelo chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general José Nunes da Fonseca.

No entanto, o chefe de Estado nada adiantou sobre o processo de averiguações aberto ao 138.º curso de comandos, dizendo nada saber sobre a mesma, nem ter conversado sobre o tema com o militar internado.

"Não, disso não falámos. Falámos de várias outras coisas, mas não especificamente sobre isso", assegurou aos jornalistas, no final da visita, que aconteceu imediatamente após ter aterrado em Lisboa vindo de Luanda, onde assistiu à posse do Presidente da República João Lourenço.

Questionado se esta situação se pode dever a causas diferentes de outras ocorridas no passado, como chegou a afirmar, o Presidente da República respondeu: "Não há nada como investigar, está a ser investigado, depois logo se verá".

"Até ao fim do que é a investigação, ninguém tem conclusões, não serei naturalmente eu a apresentá-las, serão as autoridades competentes (..) Eu não tenho elementos nenhuns nem devo ter, porque está em investigação e seria mau que alguém alheio à investigação soubesse algo sobre a investigação", insistiu, perante novas perguntas dos jornalistas.

Sobre o estado de saúde do militar, Marcelo Rebelo de Sousa saudou que, "na base de um apelo nacional", tivesse sido possível encontrar um fígado para o transplante.

"Era preciso esperar pelas horas seguintes. A boa notícia é que não há nada como falar com o próprio, ouvir o seu testemunho de que está a correr o melhor possível dentro do quadro que existe", afirmou.

O Presidente da República relatou que o militar "está bem disposto", a evoluir "muito bem do ponto de vista físico e mental".

"Fiquei a saber que fez anos no dia da própria cirurgia e ficámos de celebrar esse aniversário agora mais tarde, quando sair daqui", disse.

O Presidente da República aproveitou para saudar o Hospital Curry Cabral e elogiar a "dedicação e competência" dos seus profissionais,.

"Quero dizer que o Serviço Nacional de Saúde (SNS), no dia seguinte àquele em que festejou mais um aniversário, faz jus à importância que tem na vida dos portugueses", elogiou. .

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+