Tempo
|
A+ / A-

Marcelo ainda não avalia diploma das pensões, mas espera perceber a base do cálculo para 2024

07 set, 2022 - 18:53 • Manuela Pires com Redação

O chefe de Estado português indica que é preciso saber se é possível perceber "a base de cálculo para o valor de 2024".

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa promete analisar o diploma das pensões quando o documento chegar a Belém.

O Presidente da República, que se encontra no Brasil para celebrar os 200 anos de independência do país sul-americano, refere que o debate atual sobre a proposta "é preliminar".

"O Governo enviou ao Parlamento. O Parlamento já tem um calendário para votar esse diploma. Deverá ser votado quando eu estiver nos Estados Unidos da América, mas não deixarei de o apreciar", aponta.

O chefe de Estado português indica que é preciso saber se é possível perceber "a base de cálculo para o valor de 2024".

"Essa discussão ainda vai ser feita, primeiro a propósito do diploma e depois na sequência da discussão do Orçamento de Estado para 2024, se não for para o de 2023", explica.

Segundo o primeiro-ministro, António Costa, se fosse aplicada a fórmula legal, os aumentos das pensões em 2023 seriam de 7,1% e 8%, mas nenhum pensionista será prejudicado nos seus rendimentos no próximo ano, graças ao suplemento extraordinário que irão receber em outubro, equivalente a meio mês de pensão.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+