Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combate à inflação

CDS diz que medidas de apoio às famílias são "enorme desilusão"

06 set, 2022 - 12:24 • Redação

O presidente do CDS-PP refere que as medidas representam o socialismo no seu pior.

A+ / A-

O CDS-PP classificou esta terça-feira como uma "enorme desilusão" as medidas anunciadas ontem por António Costa para mitigar os efeitos da inflação e acusou o Governo de colocar a "cobrança de impostos" à frente das famílias.

"O Governo pôs o Estado à frente dos portugueses e a cobrança de impostos à frente das famílias. Só isso justifica que o Governo tenha demorado 6 meses a reagir", argumentou o presidente do partido, o eurodeputado Nuno Melo, acrescentando que as propostas do governo "para combater a inflação são uma enorme desilusão e representam o socialismo no seu pior".

Na nota, refere que a redução do IVA da eletricidade para 6% é "uma fraude", já que o IVA de 23% sobre a eletricidade abrange a "maioria dos consumidores portugueses" e assim vai continuar, "ao contrário do que está a acontecer nos outros países da UE".

Na opinião de Nuno Melo, o governo também deixou de fora os portugueses que apenas "utilizam gás de botija" e não têm "qualquer apoio" e "não podem mudar para o mercado regulado".

"A decisão do Governo de não aplicar a taxa 0% nos produtos alimentares essenciais, como o CDS propôs, significa que as famílias portuguesas, principalmente as mais vulneráveis, vão continuar a suportar a inflação brutal de 15% sobre os bens alimentares básicos", acrescentou.

Sobre o "aumento histórico" das pensões prometido pelo primeiro-ministro para 2023, o presidente do CDS-PP afirmou que se percebe "agora que a promessa era totalmente falsa" e que o que foi anunciado na segunda-feira "não é mais do que um subsídio".

"Acresce que não foi decidido qualquer apoio ao setor social. As instituições sociais suportam um brutal aumento da inflação (acima da inflação total) que coloca em risco o seu papel ainda mais relevante em tempos de crise", criticou ainda o líder do partido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    06 set, 2022 Gaia 13:08
    Boa tarde, Estou extremamente preocupa. Todos os partidos encostados ao estado. E a direita e o liberalismo?? As empresas podem ter lucro, o estado se tiver excedente para diminuir a divida é um crime. Até parece que o dinheiro é para eles (governo)

Destaques V+