Tempo
|
A+ / A-

"Avante!" Festa do PCP arranca esta sexta com homenagem a José Saramago

02 set, 2022 - 07:30 • Lusa

O momento alto da "rentrée" comunista vai ser o discurso do secretário-geral, no domingo, durante o comício de encerramento.

A+ / A-

A 46.ª edição da “Festa do Avante!” arranca esta sexta-feira na Quinta da Atalaia, concelho do Seixal, com uma visita do secretário-geral comunista às exposições do certame político-cultural e um concerto em homenagem à obra de José Saramago.

A abertura de portas está prevista para as 18h00 e uma hora depois Jerónimo de Sousa vai deslocar-se ao Espaço Central da 'Festa' para visitar as exposições.

Uma das exposições, “Crianças e pais com direitos, por um Portugal com futuro”, reflete a maior bandeira do PCP nos últimos anos: os direitos dos pais e das crianças.

Esta bandeira esteve na origem, por exemplo, da proposta para a criação de uma rede pública de creches. Outras propostas neste âmbito são a redução do número de horas de trabalho por semana.

A maioria dos debates vão ocorrer no sábado e domingo e na programação político-cultural o destaque de hoje vai para o concerto sinfónico “Música na palavra de Saramago”, pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, homenagem por ocasião do centenário do nascimento do Nobel da Literatura português, José Saramago, antigo militante comunista.

O concerto terá início às 22h00 no palco principal e vai percorrer a obra do autor de “Ensaio sobre a Cegueira”, “Memorial do Convento”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, “A Viagem do Elefante”, entre outros.

Uma hora antes, no espaço “CineAvante!”, será exibido “O Jovem Cunhal”, do realizador João Botelho.

Este ano não há quaisquer restrições, em oposição com o que aconteceu nas últimas duas edições por causa da pandemia, mas houve modificações que permaneceram, como os lugares sentados durante o concerto sinfónico, o “Avanteatro” ao ar livre e os pagamentos 'contactless' em todos os espaços.

O momento alto da 'Festa' e rentrée comunista vai ser o discurso do secretário-geral comunista, no domingo, durante o comício de encerramento.

O discurso é habitualmente um rescaldo dos últimos meses com críticas à atuação do Governo. Se antes eram veladas e apontavam o que o PCP queria das negociações com o PS a propósito do Orçamento do Estado, agora, em cenário de maioria absoluta, Jerónimo de Sousa deverá apontar o dedo ao que está a falhar desde a tomada de posse do terceiro executivo de Costa.

É expectável que o caos nos serviços de urgência dos hospitais, a inflação e o aumento dos preços de bens essenciais e combustíveis, mas também das rendas e das prestações das casas, a estagnação de salários e pensões, e a guerra da Ucrânia e o posicionamento dos comunistas face ao conflito, estejam incluídos na declaração que Jerónimo de Sousa vai fazer aos militantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Fernandes
    02 set, 2022 ALVERCA DO RIBATEJO 12:51
    Onde estão os bonecos falantes ( os cantadores e cantadeiras) que se atiram ao Chega? Então não deveriam fazer o mesmo ao PCP e a esta festa que engorda os cofres do partido sem pagar impostos ao estado... Um partido que lava as mãos como Pilatos que Putin não é o Hitler do sexc XXI e que a F Russa não INVADIU a Ucrânia?? onde estão esses ARTISTAS ? afinal são todos coniventes com esta invasão....

Destaques V+