Tempo
|
A+ / A-

Contrato por ajuste direto

Sérgio Figueiredo nas Finanças "evidencia promiscuidade" entre Governo e jornalistas

09 ago, 2022 - 12:22 • Redação, com Lusa

PSD e Bloco de Esquerda criticam tutela de Fernando Medina por contratar ex-diretor de Informação da TVI para consultor, por ajuste direto e com direito a salário de ministro. O Chega já entregou um requerimento para ouvir o ministro das Finanças no parlamento.

A+ / A-

O deputado social-democrata Duarte Pacheco critica a contratação do ex-diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo, pelo Ministério das Finanças, ressaltando que é prova da "grande promiscuidade" entre o atual Governo e jornalistas de alguns órgãos de comunicação social.

"Aquilo que o doutor Sérgio Figueiredo tem em experiência e competência reconhecidas é na política de comunicação, todos percebemos que as funções que estão adstritas são um disfarce para aquilo que é a grande preocupação do Governo, que é a área da comunicação", acusa Duarte Pacheco em declarações à Renascença esta terça-feira.

"Para o Partido Socialista, resolver os problemas dos portugueses nunca foi sua preocupação, não é agora que vai ser. [Esta contratação] evidencia uma grande promiscuidade entre o Partido Socialista e o Governo com alguns órgãos de comunicação social e as pessoas que aí trabalham."

O jornal "Público" noticia hoje que o Ministério tutelado por Fernando Medina acaba de contratar, por ajuste direto, o jornalista Sérgio Figueiredo para ser consultor das Finanças. O também ex-administrador d Fundação EDO ficará responsável por avaliar e monitorizar o impacto das políticas públicas, auferindo um salário equiparado ao dos ministros.

Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, também já veio tecer duras críticas à contratação, dizendo que "a mensagem que passa é que os favores na comunicação social ao Governo são pagos pelo próprio Governo".

À Renascença, o líder da bancada parlamentar do Bloco destaca que o país precisa "de uma comunicação social isenta e de um Governo mais preocupado em governar" e acrescenta:

"Quando Fernando Medina escolhe, por ajuste direto, sem qualquer concurso público, pagar principescamente por alguém que ainda há pouco tempo lhe pagava uma avença é eticamente condenável, politicamente criticável e demonstra o que uma maioria absoluta pode fazer para corroer as bases de relacionamento dentro de uma democracia."

Já o Chega fez entrada de um requerimento para ouvir o ministro das Finanças sobre a contratação. André Ventura quer que Medina explique no parlamento "as razões que estão por detrás desta contratação, que foi por ajuste direto", com um salário equiparado a ministro, "e quais as motivações políticas".

"É evidente para todos que há aqui uma questão de tem que ser explicada do ponto de vista da transparência, sobretudo da transparência política e do ponto de vista da transparência da relação do Governo com a imprensa em geral."

O novo contrato de Sérgio Figueiredo deverá ser publicado no portal Base “e prevê uma remuneração equiparada e limitada ao vencimento base do ministro das Finanças, transpondo para o contrato de consultoria o limite previsto na lei para o enquadramento remuneratório de membros de gabinetes ministeriais”.

Durante dois anos, a validade do atual contrato, o ex-jornalista deverá auferir um salário mensal base ilíquido igual ao dos ministros, isto é, de 4.767 euros.

[Atualizado às 17h45 - reação do Chega]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    09 ago, 2022 aldeia 13:50
    Os governos do PS são tudo menos transparentes,clientelismo,corrupção e falta de democracia e de boa convivência para com as outras ideias,basta ver o que se passa na A.R.também um partido que tem maioria absoluta com 22% o que se pode esperar.....estas leis para as eleições deveriam ser alteradas,para que situações destas não acontecessem.
  • EU
    09 ago, 2022 PORTUGAL 12:40
    O seu a SEU DONO. Antes do elemento do BE, já EU tinha comentado aqui RR que este ACTO é uma AFRONTA à DEMOCRACIA.

Destaques V+