Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP condena violência em Gaza e pede ao Governo que tome posição

07 ago, 2022 - 16:51 • Lusa

Em comunicado divulgado este domingo, o PCP condenou os "bombardeamentos em curso" na Faixa de Gaza, "que já provocaram dezenas de mortos e centenas de feridos entre a sua população", afirmando que "esta nova agressão é da inteira responsabilidade do governo de Israel".

A+ / A-

O Partido Comunista Português (PCP) condenou este domingo os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, responsabiliza Israel pela escalada da violência na região e insta o Governo português "para que condene inequivocamente os bombardeamentos em curso".

Em comunicado divulgado este domingo, o PCP condenou os "bombardeamentos em curso" na Faixa de Gaza, "que já provocaram dezenas de mortos e centenas de feridos entre a sua população", afirmando que "esta nova agressão é da inteira responsabilidade do governo de Israel, que nos últimos dias optou por uma escalada dos confrontos, ao assassinar um dirigente da resistência, matando também civis e crianças durante essa operação de liquidação que teve por alvo um prédio de habitação".

"Inserindo-se numa longa lista de crimes e agressões contra o povo palestiniano, cujos direitos internacionalmente reconhecidos continuam a ser espezinhados por sucessivos governos israelitas, esta campanha de bombardeamentos contra uma população há décadas sujeita a um feroz bloqueio é igualmente inseparável da escalada de guerra e agressão do imperialismo", defende o PCP.

Apelando ao "reforço da solidariedade com a luta do povo palestiniano e pelos seus inalienáveis direitos nacionais", o PCP "insta o Governo português" a tomar posição, "ao contrário do que aconteceu em anteriores agressões semelhantes", pedindo que "condene inequivocamente os bombardeamentos em curso e que intervenha no sentido de impedir a já anunciada intenção do governo israelita de os prosseguir".

Israel aceitou hoje uma trégua na Faixa de Gaza, proposta pelo Egito, onde 31 palestinianos, incluindo seis crianças, morreram, disse uma fonte dos serviços de segurança egípcios à AFP, acrescentando que o Cairo aguarda agora a resposta palestina.

Entretanto, a Jihad Islâmica Palestina reconheceu hoje que estão a ser feitas tentativas "ao mais alto nível" para alcançar um cessar-fogo para pôr fim à escalada de violência com Israel.

O Egito está a tentar mediar o diálogo entre Israel e a Palestina, para acalmar a situação no enclave palestino, onde as trocas de tiros continuam.

Antes, o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza tinha avisado que os serviços de saúde serão interrompidos dentro de 48 horas, por falta de eletricidade, uma vez que as passagens de fronteira com Israel, incluindo a de Kerem Shalom, por onde o combustível entra, estão fechadas desde terça-feira.

Caso tal se concretize, agravar-se-á a crise humanitária enfrentada pelo enclave palestino, onde 31 pessoas foram mortas e pelo menos 265 ficaram feridas desde o início da atual escalada de violência entre o Exército israelita e a Jihad Islâmica Palestina, na sexta-feira.

O atual pico de tensão começou na sexta-feira, com uma forte ofensiva israelita contra alvos da Jihad, em Gaza, a antecipar uma retaliação da Jihad, após a prisão, na segunda-feira, de um dos seus líderes, durante um ataque na Cisjordânia ocupada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José António
    09 ago, 2022 Leiria 12:48
    Sobre a destruição da Ucrânia feita pelos russos nada disseram e nada dizem, não vos desejo mal só que nas próximas eleições só PCP desapareça tanto da A.R. como das autarquias.

Destaques V+