Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Montenegro defende obras na Portela antes de novo aeroporto

26 jul, 2022 - 19:58 • Manuela Pires , com redação

“O Governo esteve a dormir, porque não aproveitou os dois anos de pandemia, de retração de toda a atividade aeroportuária, para fazer as obras”, afirma o líder do PSD.

A+ / A-

Luís Montenegro diz que o Governo andou "a dormir" nos últimos anos, mas o PSD vai procurar uma solução consensualizada sobre o novo aeroporto de Lisboa.

O líder social-democrata adianta que está a ouvir várias entidades sobre o assunto, mas volta a dizer que a decisão é do Governo.

“Naquilo que nos compete será possível nós dialogarmos. Estou a promover no PSD um conjunto de encontros e audições com pessoas especializadas e entidades avalizadas. Não me peçam a mim que faça em 50 dias aquilo que não se fez em 50 anos, nem o Governo peça que faça em sete dias o que não fez em sete anos, que foi tomar uma decisão”, afirma Luís Montenegro.

Para o presidente do PSD, há outro aspeto que é “importante clarificar: não há forma de evitar que se faça uma avaliação ambiental estratégica”.

Numa conferência promovida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), o líder do PSD deixou ainda um desafio ao Governo: antes de decidir a localização do novo aeroporto avance desde já com as obras na Portela.

“Nós tivemos a dormir em Portugal e o Governo esteve a dormir, porque não aproveitou os dois anos de pandemia, de retração de toda a atividade aeroportuária, para fazer as obras”, criticou.

Luís Montenegro esteve na sexta-feira reunido com o primeiro-ministro durante três horas e meia e não falou no final. Diz agora que os temas que foram falados devem ficar no recato da reunião.

Na conferência da CGD, o líder do PSD foi questionado sobre os impostos. Diz que a política fiscal deve ser simplificada e tem que haver uma redução de impostos, primeiro para as famílias e depois para as empresas.

“Eu começo pelas pessoas. Os impostos sobre os rendimentos do trabalho devem descer. Já temos uma carga fiscal indireta através dos impostos sobre o consumo que é muito elevada. Há condições para termos uma política fiscal que possa dar às famílias uma disponibilidade de rendimento maior e que agora está penalizada pelo efeito do aumento dos preços naquilo que é essencial: no cabaz alimentar, na energia, na eletricidade, nos combustíveis”, sublinha.

Montenegro defende ainda que a política fiscal não deve ficar definida na lei do Orçamento do Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    26 jul, 2022 aldeia 21:52
    Os terrenos do aeroporto da portela devem valer muitos milhões para construir empreendimentos de luxo para depois serem vendidos a estranjeiros.Este deve ser o segredo.

Destaques V+