Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Regionalização. Presidente da Câmara de Braga discorda da opção de Montenegro

04 jul, 2022 - 21:07 • Lusa

Social-democrata Ricardo Rio discorda do novo líder do seu próprio partido e considera que a criação de regiões administrativas é “premente em qualquer circunstância”.

A+ / A-

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio, discorda da posição do novo líder do PSD sobre a regionalização, considerando que a criação de regiões administrativas é “premente em qualquer circunstância”.

Ricardo Rio (PSD), que é também presidente da Câmara de Braga, adiantou que a posição assumida no domingo por Luís Montenegro vai inviabilizar a concretização da regionalização “num horizonte próximo”.

“Discordo [da posição de Luís Montenegro]. Sou defensor do processo de regionalização e acho que ele seria premente em qualquer circunstância”, referiu.

O novo presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou no domingo que um referendo sobre a regionalização em 2024, com a atual situação, será “uma irresponsabilidade, uma precipitação e um erro”.

No encerramento do 40.º Congresso do PSD, Luís Montenegro referiu que o referendo em 2024 “não é adequado”, devido à grave situação internacional e às consequências económicas e sociais muito sérias estão a atingir os portugueses.

Avisou ainda que se o Governo decidir avançar, o fará sem o apoio do PSD.

Para Ricardo Rio, afastar o referendo em 2024 “é, na prática, afastar ‘sine die’ a possibilidade de concretização do processo de regionalização”.

“Porque depois também não o será nos anos subsequentes, porque não haverá condições para concretizar o referendo por razões diversas, desde logo pelos ciclos eleitorais”, disse ainda o autarca de Braga.

Para Ricardo Rio, uma vez assumida esta posição, “é também preciso assumir que não haverá regionalização num horizonte próximo no nosso país”.

“Teremos de encontrar ouras alternativas que mitiguem os muitos problemas com que o país se confronta por força do centralismo do Estado”, defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    05 jul, 2022 Eu 09:09
    Não precisamos de Regionalização num País de 90 000 Km 2 com história, Língua e usos e costumes comuns à população. A Regionalização - que a ser imposta, só serviria para criar tachos para os jotinhas das Juventudes Partidárias - pode ser substituída por uma descentralização efetiva baseada na reposição dos governos civis e capitais de distrito - pessoal que tinha as suas estruturas e conhecia o terreno e as necessidades como ninguém. Reponham e Deem-lhes os meios de atuar, e não precisam de Regionalização para nada.
  • Digo
    04 jul, 2022 Eu 21:01
    Para o Interior não há massa critica, pessoas, estruturas, para existir mais de 2 regiões: Lisboa e Porto. Se algum dia a regionalização avançar, Braga ficará inserida numa região às ordens do Porto, ou julga que vai chefiar uma Região só sua?

Destaques V+