Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Assustado" com Pedrógão Grande, Montenegro pede mais prevenção

04 jul, 2022 - 18:12 • Teresa Paula Costa

Luis Montenegro escolheu Pedrógão Grande para primeira ação enquanto novo presidente do PSD e não gostou do que ouviu de autarcas, bombeiros e população.

A+ / A-

O novo presidente do PSD, Luís Montenegro, deslocou-se esta segunda-feira a Pedrógão Grande onde teve reuniões com autarcas, bombeiros e forças vivas do concelho.

Perante o que escutou, ficou “assustado”. No final da reunião com os Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande e a Liga de Bombeiros Portugueses, Montenegro revelou que “não estamos ainda tranquilos quanto aos mecanismos de prevenção, com a possibilidade de termos incêndios florestais de grande dimensão”.

“Aquilo que me foi transmitido é que, do ponto de vista do ordenamento florestal, as coisas estão muito mal”, explicou o líder do PSD. “Sobretudo”, continuou, “naquilo que tange às responsabilidades do Estado, e não tanto dos particulares”.

Os relatos levaram Luís Montenegro a admitir estar “um pouco assustado com afirmações que me foram transmitidas”, pois elas revelam que o panorama atual é “igual ou pior do que em 2017”. Por isso, disse lançou "um forte apelo ao Governo para preparar esta época de incêndios”.

Carta de perigosidade do risco de incêndio por definir

Luís Montenegro pediu também ao Governo que defina se a carta de perigosidade relativamente ao risco de incêndio está ou não em vigor.

O social-democrata lamentou que “um ministro diz que não está suspensa, ou seja, está em vigor”, enquanto “temos uma ministra, um primeiro-ministro e um conselho de ministros que dizem que, afinal, parece que está suspensa”.

A situação levou Luís Montenegro a pedir ao primeiro-ministro que “ponha ordem na casa” e “todos os ministros a falar a uma só voz”, pois é importante ter “uma coordenação ministerial que dê confiança às populações e aos autarcas”.

Reafirmando a sua oposição a um referendo à regionalização nesta legislatura, o presidente do PSD disse que é preciso “políticas de coesão territorial”.

Oportunismo? “Habituem-se!”

Confrontado com alguns comentários que surgiram apelidando de “oportunista” a visita a Pedrógão Grande, o presidente do Partido Social-Democrata deixou o alerta: “àqueles que acham que isso é uma atitude oportunista, habituem-se!” “Porque isto é só o primeiro dia, eu vou fazer isto muitas vezes, pois é isto que o país quer que faça um líder da oposição”, justificou.

“Estou aqui para tratar de assuntos importantes que têm a ver com a vida das pessoas, com o funcionamento das autarquias, das associações humanitárias de bombeiros e com o escrutínio da ação do Governo”, frisou Montenegro.

O périplo por Pedrógão Grande terminou com uma reunião com a Associação das vítimas dos incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+