Tempo
|
A+ / A-

Costa desconhecia o despacho de Pedro Nuno Santos sobre aeroporto

30 jun, 2022 - 10:58 • Susana Madureira Martins

O primeiro-ministro não sabia do despacho de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa, anunciado esta quarta-feira pelo ministro das Infraestruturas e o facto de ter estado todo o dia na cimeira da NATO, em Madrid, é dado como justificação para a desautorização pública desta quinta-feira.

A+ / A-

O primeiro-ministro desconhecia o despacho divulgado e publicado pelo ministro das Infraestruturas sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa.

Fonte próxima deste processo garante isso mesmo à Renascença, que António Costa não tinha qualquer conhecimento da existência do despacho e que iria ser publicado, ao final da tarde desta quarta-feira.

A mesma fonte adianta que na altura em que Pedro Nuno Santos revelou os detalhes do despacho deste plano que agora é revogado, António Costa estava na cimeira da Nato e o facto de ter estado todo o dia em Madrid em reuniões de alto nível é dada como justificação para a reação tardia do primeiro-ministro.

A nota do gabinete do primeiro-ministro foi divulgada pouco depois das 9h30, ou seja, um quarto de hora depois de ter começado esta quinta-feira a reunião do Conselho de Ministros, onde obviamente tem assento Pedro Nuno Santos.

A anulação do despacho pelo primeiro-ministro surge um mês após António Costa ter empenhado a própria palavra dizendo que iria esperar pelo novo líder do PSD, Luís Montenegro, para decidir a localização do novo aeroporto. Na semana passada Costa reafirmou isto mesmo no Parlamento.

A revogação do plano, uma autêntica desautorização ao ministro das Infraestruturas, surge ainda depois de o Presidente da República ter dito na noite de quarta-feira que desconhecia o despacho e que esperava explicações por parte do primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    30 jun, 2022 PORTUGAL 11:22
    Se o Ministro não deu conhecimento primeiro ao Primeiro Ministro, chamasse a isso TRAIÇÃO. Ou se quiserem, chamem uma " facada " nas costas. É o que temos e AINDA BEM que são todos iguais. Vejam a ARROGÂNCIA pública do ex. José Sócrates.
  • ze
    30 jun, 2022 aldeia 10:45
    Depois disto,só tinha de colocar o lugar á disposição........mas é tão bom ser ministro!

Destaques V+