Tempo
|
A+ / A-

Jason Momoa em Portugal pela defesa do mar. "É preciso corrigir os erros do passado"

26 jun, 2022 - 16:35 • Redação com Lusa

O ator de "Aquaman" será entronizado, na segunda-feira, como embaixador das Nações Unidas para a Vida Marinha.

A+ / A-

O ator Jason Momoa, conhecido por produções como Guerra dos Tronos ou Aquaman, alertou este domingo para a importância da defesa do mar, na praia de Carcavelos, em Cascais. O ator participou este domingo no Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022 (UNOC - United Nations Ocean Conference), em que participaram também António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa.

"Temos um compromisso de proteger os oceanos, que é onde a água começa e termina a sua viagem", disse o ator, que será entronizado, na segunda-feira, como embaixador das Nações Unidas para a Vida Marinha.

Jason Momoa, que não conseguiu chegar à praia de barco, como estava previsto, devido às condições do mar, acabou por ter se de dirigir a pé pela praia até ao local onde se encontrava um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, acompanhados pelo enviado especial das Nações Unidas para os Oceanos, Peter Thomson.

Enquanto esperavam, os jovens, que participaram na maratona tecnológica de 24h Innovathon, desenvolvida pelo CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, gritavam palavras de ordem, como por exemplo, "parem a mineração em alto mar".

Num breve discurso, o ator natural de Honolulu, no estado do Havai, Estados Unidos, realçou que "é preciso corrigir os erros do passado", pelas gerações vindouras, "e parar o tempo de irresponsabilidade".

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC, sigla em inglês) vai realizar-se este ano em Lisboa (no Altice Arena), copresidida por Portugal e pelo Quénia, entre 27 de junho e 01 de julho, e contará com a presença de chefes de Estado e de governo de todos os continentes.

No decurso destes cinco dias decorrem, igualmente, duas visitas de Estado - do Presidente da República do Quénia, país coanfitrião da Cimeira dos Oceanos; e do Presidente da República da Nigéria.

São esperados mais de 7.000 participantes de mais 140 países, 38 agências especializadas e organizações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+