Tempo
|
A+ / A-

Embaixadora da Ucrânia deixa o cargo entre elogios e críticas

25 jun, 2022 - 19:12 • Filipa Ribeiro com Lusa

Presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal considera que a diplomata fazia um trabalho "muito certo e eficaz". Já a Associação de Refugiados Ucranianos está satisfeita com a saída.

A+ / A-

O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal lamenta a saída da embaixadora do seu país em Lisboa, Inna Ohnivets.

"Nós temos muita pena que tenha sido tomada esta decisão porque achamos que a senhora embaixadora fazia um muito bom trabalho para a comunidade ucraniana, para a Ucrânia em geral", disse Pavlo Sadokha, em declarações à Renascença.

Sadokha diz que não vê motivos para a Ucrânia estar insatisfeita com o trabalho de Inna Ohnivets e acredita que seja "uma decisão normal de rotação dos diplomatas ucranianos, porque ela já ultrapassou o termo de quatro anos."

"Sempre foi uma profissional, sempre foi muito eficaz a defender a Ucrânia e a ajudar a comunidade ucraniana em Portugal", garante o responsável da associação.

Questionado sobre se tem informação acerca de quem irá substituir a embaixadora no cargo, Sadokha diz que não sabe. "Fizemos alguns contactos com a Ucrânia, com a nossa representação no Congresso Mundial dos Ucranianos em Kiev, e eles também não sabem, a decisão é do presidente da Ucrânia", diz à Renascença.

Sobre eventuais atrasos com processos de refugiados devido a esta mudança, Pavlo diz que não espera que isso aconteça, já que "quem está a tratar o assunto de acolhimento dos refugiados é o Governo português, não é a embaixada".

Ainda assim, a embaixadora da Ucrânia teve um papel muito ativo no processo desde o início da guerra. Pavlo Sadokha refere que a diplomata ucraniana, "desde o dia 24 e fevereiro, nem dormia, e sempre estava com todos".


Associação de Refugiados Ucranianos satisfeita com saída. Embaixadora estava "há muito tempo" no lugar

Já a Associação de Refugiados Ucranianos em Portugal (UAPT, na sigla em inglês), manifestou-se hoje satisfeita com a saída da embaixadora, que considera estar "há muito tempo" no lugar.

Para Roman Kurtysh responsável da Associação Ukrainian Refugees (UAPT), a embaixadora Inna Ohnivets, que foi nomeada para o cargo ainda pelo Presidente Petro Poroshenko, antecessor de Volodymyr Zelensky, "está a tomar este lugar há muito tempo".

"E, como sabemos, quando uma pessoa começa a ter muito poder, começa a gerir como ela acha melhor", afirmou à Lusa.

Segundo o dirigente da UAPT, "muitas associações" de ucranianos já estavam cansadas da diplomata e tinham apresentado várias queixas, mesmo a Kiev, afirmou. Mas estas só agora tiveram eco.

"Muitas associações já estavam cansadas. E até abrimos uma petição pública. E antes de eu ter entrado na atividade pública, outras associações já tinha feito vários pedidos e enviado várias reclamações para Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. Mas nunca conseguiram atingir o resultado", prosseguiu. "Finalmente conseguimos atingir".

"Agora, o povo ucraniano em Portugal, vai estar sempre em cima e a controlar aquilo que se passa, porque achamos que podem e devem fazer muito mais do que aquilo que fazem os políticos", salientou.

Segundo Roman Kurtysh, "há muitas questões" relativamente à embaixadora, "porque ela sempre estava a trabalhar com uma associação, que desde o início não fizera um grande trabalho (...) Só conseguem fazer manifestações, ninguém estava a pensar sobre o povo ucraniano em Portugal", declarou. .

"Voluntários sempre fizeram muito trabalho e com vários resultados, e sempre foi assim que a embaixadora chegou em frente e sempre tentou mostrar que isso foi feito pela Eembaixada", afirmou.

Mas no que respeitava a apoio financeiro, "só estavam a receber os escolhidos", disse o responsável da UAPT e "nunca a apoiar aqueles que fazem resultado, mas sim aqueles que estão perto deles", acrescentou.

Roman disse à Lusa que além de uma declaração para um voo humanitário e de uma declaração a dizer que era reconhecida pela Embaixada como associação de ucranianos, nunca recebeu mais nada da representação diplomática em Lisboa.

Quanto ao futuro, acha que será melhor que a Embaixada vá estar mais atenta depois da partida da atual embaixadora.

"Acho que no futuro será muito mais fácil trabalhar com a Embaixada, e espero que vá estar mais atenta aos pedidos das associações que têm iniciativas e que querem e gostam de criar projetos e dar apoio aos ucranianos", concluiu.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destituiu Inna Ohnivets das funções de embaixadora da Ucrânia em Portugal, comunicou o chefe de Estado no seu "site" oficial.

Numa nota no "site", assinada na sexta-feira, o Presidente ucraniano dá conta da "destituição" de Inna Ohnivets do cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária da Ucrânia junto da República Portuguesa.

A embaixadora da Ucrânia em Portugal disse hoje que a sua destituição do cargo estava agendada e foi informada sobre ela dois dias antes do anúncio da decisão pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país. .
"Posso dizer que isso é uma rotação agendada", afirmou em declarações à SIC, Inna Ohnivets.

Quando questionada se já sabia que não iria ser reconduzida no cargo, a diplomata ucraniana apenas mencionou que dois dias antes teve uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país em que foi informada que a decisão se contextualizava no plano de rotação.


Notícia atualizada às 22h36 com declarações de Pavlo Sadokha à Renascença

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+