Tempo
|
A+ / A-

João Paulo Batalha

Maiorias absolutas "acarretam mais riscos" para a transparência das instituições, diz especialista

21 jun, 2022 - 23:08 • João Malheiro

João Paulo Batalha considera que o caso do ISCTE revela que o Ministério das Finanças "continua a ter um poder gigantesco para definir e autorizar a despesa pública em todas as áreas do Estado". Para o especialista em transparência, a escolha de Medina para suceder a João Leão é um "sinal de alarme".

A+ / A-

O consultor de transparência e anticorrupção, João Paulo Batalha, avisa que as maiorias absolutas acarretam mais riscos para a transparência das instituições.

O aviso é feito no dia em que o ex-ministro das Finanças João Leão foi ao parlamento prestar esclarecimentos sobre a atribuição de fundos ao ISCTE.

À Renascença, João Paulo Batalha alerta que em situações de maioria absoluta, em que "há uma degradação do escrutínio do Parlamento", há um maior risco destas polémicas continuarem a acontecer.

"Quando não temos esta cultura institucional de preservar a independência, de prevenção e de gestão de conflitos de interesse, é natural que esses conflitos aconteçam mais vezes", refere.

O também vice presidente da associação Frente Cívica considera que o caso do ISCTE revela que o Ministério das Finanças "continua a ter um poder gigantesco para definir e autorizar a despesa pública em todas as áreas do Estado".

Ou seja, quem decide neste Ministério "continua a ter um poder enorme para gerir o dinheiro do Orçamento do Estado".

E com a existência de fundos europeus para atribuir e gerir nesta legislatura,"há mais lenha para a fogueira" de casos de falta de transparência.

"Temos de ter mecanismos de distribuição de verbas públicas e de gestão do Orçamento que não estejam dependentes da ditadura do Ministério das Finanças e da assinatura do ministro", defende.

Ora, atualmente, sucedendo a João Leão, é Fernando Medina que ocupa o cargo de ministro das Finanças.

João Paulo Batalha nota que, pela primeira vez em muitos governos de várias cores políticas, numa legislatura de maioria absoluta, António Costa escolheu um ministro "político" em vez de "técnico".

Para o especialista em transparência, a escolha de Medina é um "sinal de alarme".

"Muitas das decisões cruciais do Ministério das Finanças podem ser tomadas por decisões políticas e por fatores de proximidade política, partidária e, até, pessoal", avisa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    23 jun, 2022 aldeia 06:22
    O povo nunca mais aprende.....e a lei foi feita para os politicos terem maioria com 22%,tem de se mudar a lei e este sistema que é uma fraude.

Destaques V+