Tempo
|
A+ / A-

Diretor do SEF diz que é preciso "aguardar por todas as peças legislativas" sobre extinção

21 jun, 2022 - 22:39 • Lusa

Fernando Silva sublinhou também que a questão da perda de conhecimento dos profissionais do SEF "não se coloca, porque os inspetores do SEF não vão desaparecer" e "vão transportar consigo esse conhecimento para as entidades para onde vão ser transferidos".

A+ / A-

O diretor nacional do SEF disse esta terça-feira que é preciso "aguardar por todas as peças legislativas" para se definir "a forma como tudo se vai encaixar" no âmbito do processo de reestruturação daquele serviço de segurança.

"Sobre a definição de para onde vão os inspetores do SEF, estamos ainda a aguardar as peças legislativas que são importantes para a definição de como é que todo este modelo se vai encaixar", disse Fernando Silva durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, pedida pelo PSD a propósito do processo de reestruturação do Serviço de Estrangeires e Fronteiras (SEF).

Fernando Silva disse que haverá inspetores que são transferidos "não só para as forças de segurança", como também para a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que ainda não tem um diploma conhecido.

"Aguardamos o decreto-lei da APMA que é importante para definir a outra componente da atividade do SEF de documentação e regulação dos cidadãos estrangeiros em Portugal", disse.

Fernando Silva sublinhou também que a questão da perda de conhecimento dos profissionais do SEF "não se coloca, porque os inspetores do SEF não vão desaparecer" e "vão transportar consigo esse conhecimento para as entidades para onde vão ser transferidos".

Sobre o adiamento da extinção do SEF, que já aconteceu duas vezes depois de ter sido aprovada em novembro de 2021 no parlamento, o responsável afirmou que "o mais importante no final de tudo isto é que as coisas fiquem consolidadas e funcionem".

"A pressa não é boa conselheira nestas questões", frisou, sustentando que o processo "deve decorrer durante o tempo que for necessário para estas peças se encaixem". .

Sobre a base de dados do SEF, o responsável salientou que "estará a ser acautelada", passando o sistema de segurança interna a fazer a gestão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+