Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde

Marcelo contra demissão de Marta Temido

20 jun, 2022 - 19:02 • Susana Madureira Martins , com redação

"O fundamental são as políticas", declarou o Presidente da República sobre a crise nos serviços de urgência.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está contra uma eventual demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, na sequência da crise nas urgências hospitalares.

Esse não é o debate essencial neste momento, disse esta segunda-feira o Presidente da República, à margem da sessão de encerramento da conferência “Dez anos do Conselho das Finanças Públicas”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa prefere que se pense num plano a prazo para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), para reformar o setor, e depois o debate sobre a eventual mudança de Marta Temido no cargo pode fazer-se ou não.

“Neste caso é um problema global de política. Era avaliação da situação após o fim da pandemia, definição de linhas, afetação de meios e as pessoas estão ao serviço disso. O fundamental são as políticas, não propriamente o A, B, C ou o D”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

“Há muito essa ideia: muda-se o A, B, ou o C, isso vai facilitar porque o A está cansado, esgotado. Eu acho que esta perspetiva de fundo é que é essencial para a sociedade portuguesa. Eu admito que depois o debate sobre as pessoas possa ser feito, mas aqui o debate fundamental não é esse”, defende o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que o Governo não está em funções sequer há três meses e defendeu que, numa altura em que a pandemia da covid-19 se estará a resolver, é o momento de “fazer o balanço do SNS” e, “numa visão de conjunto”, “repensá-lo”, avaliar quais os meios e definir o que é prioritário.

“Outra maneira é: vamos apagando os fogos, apaga-se esta semana um fogo, daqui a 15 dias apaga-se outro fogo. O grande problema disso é que acaba por se apagar fogos setoriais pontuais, e a questão de fundo vai sendo empurrada com a barriga para a frente”, afirmou.

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa deu conforto ao que disse o primeiro-ministro, esta segunda-feira, sobre as pensões. Em 2023 deverão aumentar a um nível histórico, mas não é para sempre, avisa o Presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Artur Fernando Barre
    23 jun, 2022 Atalaia--MONTIJO 09:49
    Este sr. Presidente mais uma estirpe que ajuda a encangrenar o país e ajuda a miscigenar a raça Portuguesa, um verbo de encher sem autoridade, perfil, ou deontologia. Mais uma aberração e contribuição da degradação de Portugal.

Destaques V+