Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresas respondem a Costa: "Devia olhar" para a gestão do SNS

20 jun, 2022 - 19:24 • Teresa Almeida com Redação

António Saraiva da CIP diz que Costa "parece estar a falar de um país diferente" e que as empresas "estão conscientes das alterações que se vivem no mundo e as alterações que se têm de fazer gradualmente".

A+ / A-

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) admitiu estar "surpreendido" com as críticas de António Costa à gestão das empresas, em Portugal, e pede ao primeiro-ministro que "olhe para dentro" e para os problemas que se vivem atualmente no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Numa conferência promovida pela CNN Portugal na Culturgest, realizada esta segunda-feira em Lisboa, António Costa declarou que as empresas dão mais tempo aos trabalhadores "ou fecham".

"Esta nova geração não está disponível para as cargas horárias que as empresas estão a praticar, para o estilo de gestão autoritário", sublinha o primeiro-ministro.

Ouvido pela Renascença, António Saraiva da CIP diz que Costa "parece estar a falar de um país diferente" e que as empresas "estão conscientes das alterações que se vivem no mundo e as alterações que se têm de fazer gradualmente".

"Há ameaças e problemas estruturais da economia portuguesa e que todos temos de incorporar e adaptar. Roma e Pavia não se fizeram num dia. As empresas portuguesas estão a fazer as adaptações necessárias", considera.

O presidente da CIP pede, também, que António Costa "olhe para as deficiências do Estado", realçando os problemas do SNS, que têm sido realçados com a crise nas urgências.

"Há realidades do privado, há realidades do público. As empresas do setor privado estão a adaptar-se. Cabe ao Estado também fazer o seu papel", aponta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel ferraz
    22 jun, 2022 Porto 15:49
    Este senhor António Saraiva metia os portugueses a ganhar 500€. Cada vez que sai nas televisões mudo de canal.
  • Joaquim Correto
    20 jun, 2022 Paços 22:41
    O Costa passou-se completamente!
  • Cidadao
    20 jun, 2022 Lisboa 19:38
    Ambos são uns refinados mentirosos: António Costa, pressentindo a vaga de fundo contestatária que começa a formar-se na Sociedade Portuguesa, quer antecipar-se, apresentando-se como o paladino das mudanças - logo ele que anda há 7 anos em governos de gestão, sem mudar nada, ou com mudanças de pormenor para que tudo fique na mesma. António Saraiva, conhecido como "o Patrão dos Patrões" acha que nos aldraba a todos falando em mudanças graduais e que as empresas portuguesas estão a "adaptar-se" o que é obviamente mentira, basta ver como até foram em camionetas buscar os Ucranianos, na mira de novos escravos para explorar - os de cá, abriram os olhos e preferem emigrar a serem explorados - e agora arrastam a asa a todos os que puderem vir das ex-colónias e por certo não é para lhes pagar bons ordenados ou dar-lhes um horário de trabalho consentâneo com a vida familiar. Será mais uma vez a Padaria Portuguesa, vulgo Odemira 2.0. Ou seja, 2 mentirosos que se merecem um ao outro.
  • António dos Santos
    20 jun, 2022 Coimbra 19:13
    Quem manda este gajo ser internado em psiquiatria? Se as administrações e acionistas fossem sérios, não estávamos a discutir este problema. Se não vejamos: As administrações são compostas por pessoas com muita má qualidade, por outro lado, os acionistas só pensam em descapitalizar as empresas, sugando tudo o que podem. As administrações só são especialistas em fazer engenharias financeira para esconder os lucros. Mas isto só acontece por culpa da finanças que tem inspetores com muita má qualidade e não só, e ganham bem demais para o que fazem. Em último lugar é o governo que está sempre a ceder a esta cambada de vampiros!!!

Destaques V+