Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cavaco Silva diz "ter chegado a hora" de reforma eleitoral criando círculo nacional

14 jun, 2022 - 22:10 • Lusa

Num discurso muito voltado para as questões económicas, Aníbal Cavaco Silva considerou "importante proceder à reforma do processo legislativo orçamental, aproveitando o recente estudo da Unidade Técnica de Apoio Orçamental".

A+ / A-

O ex-Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu esta terça-feira "ter chegado a hora" de uma reforma eleitoral, criando-se um circulo nacional, com "os deputados eleitos segundo um sistema eleitoral proporcional mitigado".

"Penso que é chegada a hora de proceder à revisão da lei eleitoral, criando um circulo eleitoral nacional previsto na revisão constitucional e 1989", afirmou.

Cavaco Silva discursava num circulo de conferências, organizado pela Câmara de Fafe, com os ex-chefes do Estado eleitos após o 25 de abril, com moderação do conselheiro de Estado Luís Marques Mendes, natural daquele concelho do distrito de Braga.

Para o ex-Presidente da República, "passados 48 anos do 25 de Abril, têm sido apontados [à democracia] alguns sintomas de deterioração da sua qualidade", como o "aumento da abstenção em sucessivos atos eleitorais, o desinteresse dos jovens pela atividade política e o afastamento crescente das elites profissionais em relação à vida político-partidária ativa".

Sinalizou, por outro lado, que "a lei eleitoral para a Assembleia da República tem sido referida como responsável pelo afastamento dos deputados em relação aos eleitores, assim contribuindo para a deterioração da qualidade da nossa democracia".

Num discurso muito voltado para as questões económicas, Aníbal Cavaco Silva considerou, ainda, "importante proceder à reforma do processo legislativo orçamental, aproveitando o recente estudo da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO)".

"A irracionalidade do processo em vigor", prosseguiu, "é bastante nociva para a eficácia das políticas governamentais e para a qualidade das finanças públicas".

De acordo com este estudo da UTAO, disse, "a Assembleia da República admitiu à discussão, na especialidade do Orçamento para 2021, 1.547 propostas de alteração apresentadas pelos partidos para serem discutidas num curtíssimo espaço de tempo".

O ex-Presidente concluiu: "Com tamanha irracionalidade, é praticamente impossível que a política orçamental seja adequada aos objetivos que lhe cabe prosseguir".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+