Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Constitucional quer esclarecimentos sobre rendimentos de Mariana Mortágua

07 jun, 2022 - 10:20 • Olímpia Mairos

Pedido surgiu após a deputada ter admitido o pagamento pelos comentários que fazia numa televisão e de ter afirmado que corrigiu essa irregularidade. No limite, Mortágua pode perder o mandato.

A+ / A-

A deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, vai ter que prestar esclarecimentos ao Tribunal Constitucional sobre os seus rendimentos.

De acordo com a TVI, o pedido do TC surgiu depois de a dirigente bloquista ter admitido que recebia dinheiro pelos comentários que fazia na SIC e de ter afirmado que corrigiu essa irregularidade.

Mortágua recebeu durante cinco meses um subsídio de exclusividade no Parlamento, apesar de ser paga pelos comentários que fazia em televisão. Quando a notícia veio a público, a deputada admitiu que estava em falha, alegando desconhecimento.

O subsídio de exclusividade representava mais de 10% de ordenado, ou seja, 386 euros por mês.

O Tribunal Constitucional notificou a deputada para prestar esclarecimentos sobre a declaração de património e interesses. No limite, Mariana Mortágua pode perder o mandato.

À TVI Mortágua diz que os esclarecimentos foram dados dentro do prazo e encaminhados pelo tribunal para a Comissão de Transparência do Parlamento, que está a fazer um parecer final sobre o caso e que já pediu a pronuncia da deputada.

A TVI avança ainda que também o Ministério Público instaurou um inquérito-crime por eventual crime de peculato pelo recebimento indevido de vantagem.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+