Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descentralização

"Há limites, mas deve-se ir mais longe" nas transferências para as autarquias, diz Marcelo

02 jun, 2022 - 12:52 • Redação

Presidente da República pede a Governo e autarquias "soluções através do diálogo".

A+ / A-

"Há limites, mas deve-se ir mais longe" nas transferências para as autarquias, afirmou esta quinta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em causa está a descentralização de competências que levou à saída da Câmara do Porto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), e que levou outras autarquias a ponderar fazer o mesmo.

À margem da conferência “Mar, Porta porta para o Futuro”, no âmbito dos 134 anos do “Jornal de Notícias”, o Presidente da República diz que o tempo de entendimentos e de ir mais longe na descentralização.

“Há que encontrar soluções. As soluções passam pelo diálogo. A administração central, o poder local, com as CDCR pelo meio, têm que dialogar em tempo contrarrelógio e encontrar soluções. É mais fácil encontrar soluções se não houver uma dispersão, uma fragmentação e um ruído que torna difícil haver esse diálogo e faça perder tempo”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado diz compreender as razões da polémica entre Governo e autarquias e defende que esta é a altura certa para atuar rapidamente.

“Eu percebo perfeitamente as várias razões que estão em causa, porque há razões. Não é possível haver transferências entre a administração central e as CCDRs, se não são transferências acompanhadas de recursos, por maioria de razão, envolvendo o poder local”, afirma.

“Há limites neste contexto quanto ao que se pode transferir, deve-se ir mais longe, deve-se fazer esse esforço rapidamente e a altura é boa, porque estamos a chegar ao verão, altura culminante para preparar o Orçamento para o ano que vem. É atuar rapidamente. Não tem drama nenhum”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+